dezembro 26, 2011

RADIOAMADOR CARIOCA E FLUMINENSE FAÇA SUA DEFESA CIVIL VIRTUAL




Da esquerda para a direita:
Paulo Fioratti - Climatempo - Gerente de Produtos e Internet
Igor Oliveira - Geo-Rio - Meteorologista Chefe - Sistema Alerta Rio
Dr. Marcio Jose Mendonça Machado - Geo-Rio - Presidente
Renato Urbinder - Climatempo - Sócio Diretor
Sávio Franco - Chefe Executivo de Operações do Centro de Operações da Prefeitura
André Madeira - Climatempo - Meteorologista
Ronaldo Palmeira - Climatempo - Meteorologista
Ricardo Neiva d'Orsi - Geo-Rio - Gerente da Gerência de Projetos Especiais (penúltimo)
Luiz Otávio Martins Vieira (na ponta) - Geo-Rio - Diretor da Diretoria de Estudos e Projetos

VISITE O SITE: http://climatempo.com.br/alerta-rio/radar.php

CONVENIO:

Geo-Rio, através do Sistema Alerta Rio, e Climatempo realizam convênio que garantirá ainda mais informações climáticas à populaçãoO Sistema Alerta Rio - vinculado à Geo-Rio - e a Climatempo se uniram por meio de um convênio para garantir mais um serviço de utilidade pública à população.

Firmado setembro de 2011, o convênio visa ampliar o acesso do carioca aos dados climáticos do município, além de aprimorar a previsão e a divulgação sobre a aproximação de frentes frias ou chuvas.

O intuito é que um milhão de pessoas, que já acessam diariamente o site da Climatempo, também passem a contar com os dados do Alerta Rio para consulta.

No entanto, a troca de conhecimento prevista no convênio não fica restrita
ao uso das ferramentas.

Reuniões entre profissionais da Climatempo e do Alerta Rio são realizadas semanalmente, o que reduz ainda mais as chances de previsões equivocadas.

"O convênio propiciará a consulta de novos modelos matemáticos (utilizados em previsões meteorológicas) e a troca de experiência entre profissionais
qualificados,o que permitirá o compartilhamento de informações sobre o
tempo ainda mais precisas e rápidas à população.

É uma grande conquista para todos", destaca Márcio Machado, presidente da Geo-Rio.

Atualmente, o site Sistema Alerta Rio, acessado por seis mil pessoas
(média diária), permite que o carioca saiba dos índices pluviométricos
da cidade desde o ano de 1997, além de monitorar a probabilidade de
escorregamentos e condições de chuva na cidade do Rio de Janeiro.
Presente nas redes sociais, o Alerta Rio conta, atualmente, com 12 mil
seguidores no Twitter.

Sobre a Geo-Rio

A Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro
(Geo-Rio) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras.

Com mais de 45 anos de existência, conta com cerca de 110 profissionais
atuantes.

Seu corpo técnico possui expertise que fazem do Instituto uma referência nacional em soluções geológicas e geotécnicas na realização de obras de contenção de encosta.

Sua missão é proteger as encostas do Município do Rio de Janeiro, além de atuar em áreas de escavação e reforço de rochas e solos moles.

A Geo-Rio também atua emitindo pareceres e perícias técnicas em geologia de engenharia e geotecnia, em mais de 30 municípios brasileiros, através de
parcerias firmadas com instituições públicas e privadas.

Além disto, a Geo-Rio possui o pioneiro sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas, o Sistema Alerta Rio - hoje referência nacional e internacional em termos de sistema de alerta.

Sobre o Sistema Alerta Rio:

O Alerta Rio – Sistema vinculado à Fundação Instituto de Geotécnica do
Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), que integra a Secretaria Municipal
de Obras – é o sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em
encostas da cidade do Rio de Janeiro.

Criado em 25 de setembro de 1996, o sistema se localiza no Centro de
Operações da Prefeitura.

Seu principal objetivo é a emissão de boletins à população sempre que
houver previsão de chuvas intensas que possam gerar inundações de vias publicas ou acidentes técnicos em encostas (deslizamentos).

Desde dezembro de 2010, o Alerta Rio conta com um radar metereológico próprio, instalado ao lado da torre da telefonia Embratel, no Sumaré, integralmente operado pela Prefeitura - o que possibilita a realização de estudos específicos durante a ocorrência de certos eventos pluviométricos que podem atingir o Rio de Janeiro.

O equipamento mostra as condições (localização e intensidade) das chuvas a cada momento e, estas informações, em conjunto com outros parâmetros meteorológicos (vento, umidade, etc.) permitem que o meteorologista efetue uma previsão de curtíssimo prazo (nowcasting) em relação à trajetória mais provável que a chuva terá nas próximas horas.

O Sistema Alerta Rio dispõe de uma rede de 33 estações pluviométricas espalhadas por todas as regiões do município. Estas estações enviam dados em tempo real, a cada 15 minutos, para a central do serviço. Deste total de 33, duas estações (São Cristóvão e Guaratiba) são estações meteorológicas completas e enviam, além dos dados de chuvas, informações de vento, temperatura do ar, umidade e pressão atmosférica.

A equipe do Alerta Rio é composta por meteorologistas, engenheiros, geólogos e técnicos que realizam monitoramento das condições do tempo e manutenção da rede de equipamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nas situações em que há a previsão de chuvas intensas para o município do Rio de Janeiro, são emitidos avisos para os órgãos da Prefeitura envolvidos no plano de contingência, como a Defesa Civil, Rio-Águas, Secretaria de Conservação, além das concessionárias de serviços públicos, sempre representadas por um profissional da empresa no Centro de Operações Rio (Light, Ceg, SuperVia, entre outras).

A população é avisada por meio dos canais do Alerta Rio, incluindo as redes sociais (Twitter e Facebook), pelos canais diretos de comunicação (rádios, sites e TVs) e via SMS aos cidadãos já cadastrados.

CENTRO DE OPERACÇÕES:

Inaugurado no dia 31 de dezembro de 2010 pelo prefeito Eduardo Paes, o Centro de Operações Rio é uma espécie de quartel-general da prefeitura, que integra cerca de 30 órgãos (secretarias municipais, estaduais e concessionárias) com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade no dia a dia e, em especial, em grandes eventos.

Além de acompanhar de perto a rotina do município durante 24 horas por dia, sete dias por semana, o Centro busca antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Localizado na Cidade Nova, o Centro é o primeiro do planeta na linha mundial de Cidades Inteligentes da IBM e integra todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros casos.

Tudo isso usando os melhores equipamentos de tecnologia para gerenciamento da informação e imagens de quase 450 câmeras. Os dados de vários sistemas do município são interconectados para visualização, monitoramento e análise em um telão de 80 metros quadrados.

A informação trabalhada de maneira inteligente permite atuar em tempo real para a solução dos problemas. Entre os órgãos públicos representados no Centro estão: Iplan Rio, Guarda Municipal, Rio Águas, CET-Rio, Geo-Rio, Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Conservação, Comlurb, Rioluz, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Riotur, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além das concessionárias de serviços públicos CEG, Cedae, Light, Metrô, Supervia, Ponte Rio – Niterói, Linha Amarela e Rio Ônibus, entre outros.

Grupo Climatempo é a maior empresa privada brasileira de meteorologia do país.

Uma holding formada pela Consultoria, Portal e TV Climatempo. Fundada em 1988 a empresa tem em seu DNA características como o pioneirismo, liderança e a inovação. Foi a primeira a oferecer boletins informativos para meios de comunicação e análises customizadas para diversos setores.

SOBRE O CLIMATEMPO:

O Grupo Climatempo fornece conteúdo para diversos segmentos da economia brasileira e, ainda para os principais portais e retransmissoras de televisão espalhadas pelo Brasil. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a Climatempo honra no mercado o seu papel importante na prestação de serviço.

A equipe da Climatempo é formada por mestres e doutores com mais de 20 anos de experiência. São profissionais, das áreas de tecnologia da informação, meteorologia, geografia, jornalismo e de artes, que se dedicam diariamente à prestação de serviços, o que garante qualidade e credibilidade.

COLABORAÇÃO DO RADIOAMADORISMO CARIOCA AO RADIOAMADOR CARIOCA E FLUMINENSE.

DE SUA SUGESTÃO A NOSSA PAGINA, NOS ESCREVA-NOS:
RADIOAMADORISMOCARIOCA@HOTMAIL.COM
From left to right:
Paul Fioratti - Climatempo - Product Manager and Internet
Igor Oliveira - Geo-Rio - Chief Meteorologist - Alert System Rio
Dr. Marcio Jose Mendonca Machado - Geo-Rio - President
Renato Urbinder - Climatempo - Managing Partner
Savio Franco - Chief Operating Officer of the Operations Center of the City
Andrew Wood - Climatempo - Meteorologist
Palm Ronaldo - Climatempo - Meteorologist
Ricardo Neiva d'Orsi - Geo- Rio - Manager of Special Projects Management (penultimate)
Luiz Otavio Martins Vieira (tip) - Geo-Rio - Director of the Board of Studies and Projects
VISIT: http://climatempo.com.br/alerta-rio/radar . php AGREEMENT: Geo-Rio, Rio by the Alert System, and perform Climatempo agreement that will ensure more weather information to the Rio populaçãoO Alert System - connected to the Geo-Rio - Climatempo and joined by means of an agreement to ensure a longer service utility to the population.
Signed in September 2011, the agreement aims to expand access to weather data from Rio de Janeiro municipality, and improve forecasting and dissemination of the approach of cold fronts or rain.
The intent is that a million people, who have daily access to the site of Climatempo also start to rely on data from Rio Alert for consultation.
However, the exchange of knowledge provided in the agreement is not restricted to the use of tools.
Climatempo meetings between professionals and Rio are alert held weekly, which further reduces the chances of erroneous predictions. "The agreement will provide consultation for new mathematical models (used in weather forecasts) and exchange of experience between professionals qualified, which will allow the sharing of information about the time even more accurate and quick population.
It is a great achievement for all, "said Márcio Machado, president of Geo-Rio. Currently, the site Rio Alert System, accessed by six thousand people (daily average), allows the Rio knows of rainfall the city since the year 1997, and to monitor the likelihood of slips and wet conditions in the city of Rio de Janeiro. Present in social networks, Rio Alert account currently has 12,000 followers on Twitter. About Geo-Rio The Geotechnical Institute Foundation of the City of Rio de Janeiro (Geo-Rio) is a subsidiary body of the Municipal Works.
With over 45 years of existence, has about 110 professional acting.
His staff has the expertise to make Institute a national geological and geotechnical solutions in carrying out works to curb slope.
Its mission is to protect the slopes of the Municipality of Rio de Janeiro, besides working in areas of excavation and rock reinforcement and soft soils. Geo-Rio also acts giving opinions and technical expertise in geology and geotechnical engineering in over 30 municipalities, through partnerships with public and private institutions. In addition, Geo-Rio has pioneered early warning system for heavy rains and mudslides on slopes, Rio Alert System - today's national and international reference in terms of the warning system.
About System Alert Rio: The Rio Alert System - linked to the Foundation of the Institute of Geotechnical municipality of Rio de Janeiro (Geo-Rio), which integrates the Municipal Works - is the early warning system for heavy rains and landslides on the slopes of the city of Rio de Janeiro.
Created on September 25, 1996, the system is located in Center City Operations.
Its main objective is issuing bulletins to the public when heavy rain is forecast that may cause flooding of roads or technical accidents on slopes (landslides). Since December 2010, the Alert Rio has its own meteorological radar, installed next to the tower Embratel phone in Sumaré, fully operated by the city - which allows for specific studies during the occurrence of certain events that may affect rainfall in Rio de Janeiro.
The device shows the conditions (location and intensity) of rain every now and This information, together with other meteorological parameters (wind, humidity, etc..) allow the meteorologist to make a short-term forecasting (nowcasting) in relation to the most probable that the rain will in the coming hours.
The Rio Alert System has a network of 33 rainfall stations spread across all regions of the municipality.
These stations send data in real time every 15 minutes to the central service.
Of the total 33, two stations (Saint Kitts and Guaratiba) are complete and send weather stations, plus the data of rainfall, wind information, air temperature, humidity and atmospheric pressure.
The team is composed of Rio Alert meteorologists, engineers , geologists and technicians who perform monitoring of weather conditions and maintenance of the equipment 24 hours a day, 7 days a week.
In situations where there is heavy rain forecast for the municipality of Rio de Janeiro, warnings are issued for City agencies involved in the contingency plan, such as Civil Defence, Rio-Waters, Department of Conservation, in addition to utilities, always represented by a professional company in the River Operations Center (Light, CEG, SuperVia, among other ). The population is advised through the channels of the Rio Alert, including social networks (Twitter and Facebook), by direct communication channels (radio, TV and websites) and SMS to citizens already registered.

OPERACÇÕES CENTER: Opened in December 31, 2010 by Mayor Eduardo Paes, Rio Operations Center is a sort of headquarters of the prefecture, which includes about 30 agencies (municipal, state and utilities) in order to monitor and optimize the operation of city ​​on a daily basis and especially in big events.
In addition to closely monitor the routine of the city 24 hours a day, seven days a week, the Center seeks solutions to anticipate and minimize the occurrences, warning about the sectors responsible risks and urgent action to be taken in cases of emergencies such as heavy rains, landslides and traffic accidents.
Located in New Town, the Centre is the first planet in the global line of IBM's Smart Cities and integrates all stages of a crisis management: from anticipation, mitigation and preparedness, immediate response to the events and feedback system with new information that can be used in future cases. All this equipment using the best technology for managing information and images of nearly 450 cameras.
The data from multiple systems are interconnected in the city for viewing, monitoring and analysis in a screen of 80 square meters. The information intelligently crafted work in real time allows for the solution of problems.
Among the government agencies represented at the center are: IPLAN River, Municipal Guard, River Water, CET-Rio, Geo-Rio, Department of Law Enforcement, Department of Conservation, Comlurb, Rioluz, Department of Health, Social Welfare Department, Civil Defense , Riotur, Military Police and Fire Department, in addition to utilities CEG, Cedae, Light, Subway, Superhighway, Ponte Rio - Niteroi, Rio Yellow Line and Bus, among others.
Climatempo Group is the largest Brazilian private weather the country.
A holding company formed by Consulting, Portal and TV Climatempo.
Founded in 1988 the company has in its DNA characteristics as the pioneering spirit, leadership and innovation. It was the first to offer newsletters to media analysis and customized for various industries.
CLIMATEMPO ON: Climatempo Group provides content for different segments of the Brazilian economy and also for major portals and television relay throughout Brazil. With its high-value products and intelligent solutions, the market Climatempo honor their important role in providing service.
Climatempo The team is made ​​up of teachers and doctors with more than 20 years of experience.
They are professionals in the areas of information technology, meteorology, geography, journalism and the arts, who are dedicated to providing daily services, which ensures quality and reliability.
COLLABORATION OF THE AMATEUR RADIO HAM RADIO RIO RIO and Fluminense.
OUR TIP OF YOUR PAGE, WRITE TO U.S.: RADIOAMADORISMOCARIOCA@HOTMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário