maio 08, 2016

SILVA JARDIM - MUNICIPIO ANIVERSARIANTE

175 ANOS 

Silva Jardim é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro.

Localiza-se 35 metros acima do nível do mar.

Contando com uma população de 22.158 habitantes (2008), faz divisa com os municípios de Casimiro de Abreu, Nova Friburgo,Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Araruama

Ocupa uma área de 938,336 km².


Dentre as localidades mais importantes inscritas no território municipal (todas próximas à Serra do Mar), estão Quartéis ou Aldeia VelhaBananeiras e Gaviões.

Vale destacar que uma parte do seu território encontra-se protegido pela Reserva Biológica Poço das Antasreserva biológica federal destinada ao projeto de preservação da Mata Atlântica e do mico-leão-dourado, que fica a beira da BR 101.

Outro local de interesse ecológico é a Lagoa de Juturnaíba, situada no rio São João, e represada para prover o abastecimento de água em Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos fluminense.

Seu nome atual é uma homenagem ao jornalista e político fluminense Antônio da Silva Jardim.

Anteriormente o município chamava-se Capivari, cuja fundação se deu em 1801, nas terras de D. Maria Rodrigues, viúva de Manoel da Silveira Azevedo, onde o casal havia construído uma capela em devoção à Sant'Ana.

A viúva doou a capela e seu entorno, para a criação da paróquia de Nossa Senhora da Lapa de Capivari, a pedido da população local.

No entorno da capela formou-se o vilarejo, que posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, e mais adiante à categoria de vila, por decreto de 1841, separando-se definitivamente do município de Cabo Frio

A condição imposta para o desmembramento, era de que alguns fazendeiros locais se responsabilizassem e construÍssem uma câmara, que executava as mesmas funções atuais de uma prefeitura, bem como uma cadeia para a nova vila. 

O Major Joaquim Fernandes Lopes Ramos, o Alferes Luiz Gomes da Silva Leite, juntamente com alguns membros da família Pinto Coelho, executaram as construções entre os anos de 1841 e 1843, atendendo assim às exigências.

A partir do ano de 1943, a vila de Capivari teve seu nome modificado para Silva Jardim, denominação esta que perdura até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário