maio 03, 2016

MIRACEMA - MUNICIPIO ANIVERSARIANTE



80 ANOS 

Miracema é um município localizado na Região Noroeste Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
A região era habitada até o século XIX por índios puris.
O início da colonização de origem portuguesa do território do município de Miracema é atribuída aos esforços de Ermelinda Rodrigues Pereira, primitiva proprietária das terras que constituem o distrito sede. 
Segundo a tradição, por volta de 1846, a referida senhora mandou erigir, no local onde atualmente existe a praça que tem seu nome, uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio.
Era intenção de dona Ermelinda transformar suas propriedades em bens de uma paróquia, que pretendia entregar, mais tarde, a um de seus filhos, de nome Manoel, que concluíra seus estudos em um seminário de Mariana.
Prosseguindo com seu intento, a referida senhora doou 25 alqueires de terra, dos dois mil que possuía, para a formação da futura freguesia de Santo Antônio, posteriormente Santo Antônio dos Brotos.
Deve-se, a mudança de nome, ao fato de um dos sólidos esteios da capela construída por dona Ermelinda ter brotado, fato que a crendice popular atribuiu a um milagre, acrescentando, ao nome do padroeiro Santo Antônio, a designação de "dos Brotos".
O crescimento da povoação motivou, em 26 de janeiro de 1880, a criação do Distrito Policial de Santo Antônio dos Brotos.
Em 9 de setembro de 1881, foi criado o distrito de paz e, em 13 de abril de 1883, atendendo à solicitação da comunidade através da Câmara de Pádua, o governo provincial resolveu mudar a denominação de Santo Antônio dos Brotos para Miracema, termo originário da língua tupi-guarani: ybira (pau, madeira); cema (brotar) e, em se tratando de eufonia da palavra, sugeriu Francisco Antunes Ferreira da Luz que se trocasse o Y por M.
Em uma interpretação diversa, no entanto, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro sustenta que "Miracema" se origina do tupi antigo pirásema, que significa "saída de peixe" (pirá, peixe e sema, saída).

Nenhum comentário:

Postar um comentário