maio 06, 2016

CAMBUCI - MUNICIPIO ANIVERSARIANTE


125 ANOS

Cambuci é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro.
Localiza-se a uma altitude de 35 metros. 
A população verificada pelo IBGE na estimativa de 2008 foi de 14.772 habitantes.
Situado na Região Noroeste Fluminense, à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, o município de Cambuci ocupa uma área 561,739 km².
Apresenta relevo acidentado, terras férteis e clima ameno, estando sua sede a 49 metros acima do nível do mar.
A tradição reza que, em tempos remotos, a região do atual município foi habitada pelos índios puris, originários da tribo dos Coroados, procedentes dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
O município de Cambuci teve as suas terras desbravadas por não índios no princípio do século XIX, aproximadamente no ano de 1810.
Seu território municipal originou-se a partir da concessão de uma sesmaria doada à família Almeida Pereira. A sesmaria doada abrangia toda a zona conhecida ainda hoje por seu nome primitivo de São Lourenço, situada no atual distrito de São João do Paraíso, antes conhecido como "Paraisinho".
Outras duas localidades foram devassadas logo após a concessão da citada sesmaria, as quais receberam as denominações de São José de Ubá e Bom Jesus do Monte Verde.
A presença do elemento negro, escravizado, contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento econômico do local, principalmente no setor agrícola.
No dia 4 de novembro de 1861, em virtude do progresso verificado no Curato (povoação pastoreada por um vigário) do Senhor Bom Jesus do Monte Verde, o governo lançou o Decreto Estadual nº 1.203, cujo texto assim diz: "O Curato do Bom Jesus do Monte Verde fica elevado a categoria de freguesia - com os limites eclesiásticos que ora tem, excluída a vertente do Rio Paraíba, compreendida entre as fazendas do Francisco Cruz e Prudêncio José da Silva, seguindo pelo Valão do Padre Antônio até a fazenda Joaquim Alves, a qual vertente passará a incorpora-se ao território da freguesia de São José de Leonissa, e a nossa frequência pertencerá ao município de São Fidélis".
Passado um ano, por deliberação de 21 de março de 1862, foi criado, neste mesmo local, o distrito de paz, cujos limites eram os mesmos da freguesia. 
No período compreendido entre os anos de 1880 e 1890, tiveram início os primeiros movimentos pela criação do futuro município, com intensa campanha, tendo logrado êxito em virtude da edição do Decreto nº 222, de 6 de maio de 1891, que o denominou de município de "Monte Verde", com sua sede localizada no Distrito, também chamado Monte Verde.
 Este mesmo decreto desmembra o distrito de Cambuci, que pertence à comarca de São Fidélis, integrando-o ao recém criado município de "Monte Verde".
Por força da Lei nº 231, de 13 de dezembro de 1895, transferiu-se a sede do então município de Monte Verde para a atual localidade de Cambuci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário