maio 19, 2016

RIO CLARO - MUNICIPIO ANIVERSARIANTE


167 ANOS 

PADROEIRA: N.S.DA PIEDADE 

Rio Claro é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro.

Localiza-se a 22º43'23" de latitude sul e 44º08'08" de longitude oeste, na região do Médio Paraíba, a uma altitude de 446 metros. 

A população aferida na contagem de 2010 foi de 17.401 habitantes.

Ocupa uma área de 841,39 km², distribuídos pelos distritos de Rio Claro (sede),Lídice, Passa Três, São João Marcos e Getulândia.

Na cidade ainda se encontram as ruínas do antigo município fluminense de São João Marcos, que na década de 1940 foi evacuado para dar lugar à represa de Ribeirão das Lages, pertencente à concessionária de energia elétrica Light S.A.

Entretanto, o local não foi submerso e Rio Claro era a ele subordinada como distrito, com o nome de Itaverá Velho.

Rio Claro é uma linda e bucólica cidade, que além do antigo casario, também possui inúmeros atrativos naturais, como a Pedra do Bispo e a Pedra do Rastro e a Gruta, no centro da cidade, que despertam várias lendas no imaginário popular.

Um comentário:

  1. Visite o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, Km 21 da RJ-149 que liga Mangaratiba a Rio Claro. Aproveite também e visite a localidade de Macundu, entrada no Km 20. Vale a pena conhecer a historia da chamada "Parati da Serra". O parque funciona de 4ª a domingo das 9 as 16 h. Saúde e paz a todos. (PU1SLM, David)

    ResponderExcluir