maio 08, 2016

DIA DA CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL

No dia 08 de Maio comemora-se o Dia da Cruz Vermelha Internacional, que marca o aniversário do seu fundador, Henry Dunant. 

A instituição, constituída basicamente por voluntários e presente em 190 países, vem prestando inúmeros serviços à humanidade, dando assistência aos feridos de guerra e vítimas de catástrofes naturais além de promover os Direitos Humanos.

Tudo começou num campo de batalha de Solferino no Norte da Itália, com milhares de soldados feridos, abandonados à própria sorte por falta de assistência médica. 

Esta situação deu a Henry Dunant a certeza de que era necessário fazer algo.

 Ele mobilizou a população local para que o ajudassem a tratar dos soldados de ambas as frentes. Assim foi lançada a semente para a Cruz Vermelha. Estávamos em Junho de 1859

Mais tarde, em 1962 Henry Dunant publicou o livro "Uma Recordação de Solferino", onde fomentava a constituídas sociedades de assistência em tempo de paz, com enfermeiros que tratassem dos feridos em tempos de guerra, e que estes voluntários fossem reconhecidos e protegidos por meio de um acordo internacional. 

Criou-se então o Comité Internacional para a Assistência aos Feridos, mais tarde renomeado para Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Em 1863, representantes de 16 países e quatro instituições filantrópicas reuniram-se em Genebra, numa Conferência Internacional, oficializando assim a Cruz Vermelha como instituição. 

Com o objectivo de garantir que este serviço fosse reconhecido e respeitado internacionalmente o governo suíço convocou uma Conferência Diplomática que se realizou em 1864 em Genebra, onde participaram representantes de 12 governos que assinaram um tratado intitulado "Convenção de Genebra para o Melhoramento da Sorte dos Soldados Feridos nos Exércitos de Campanha", reconhecido como o primeiro tratado de Direito Internacional Humanitário.

Posteriormente realizaram-se outras conferências, ampliando o direito básico a outras categorias de vítimas, como os prisioneiros de guerra. Esta decisão foi muito importante e deu novo impulso à Cruz Vermelha por ocasião da Segunda Guerra Mundial (1939 à 1945).

Após a Segunda Guerra Mundial, uma conferência Diplomática adoptou as quatro Convenções de Genebra de 1949, depois de reunir-se durante quatro meses. 

Estas Convenções incluíam, pela primeira vez, disposições relativas à proteção de civis em tempo de guerra.

Atualmente Cruz Vermelha é composta por 190 Sociedades Nacionais em 190 países, contando com mais de 350 milhões de voluntários, regidos pelo mesmo estatuto, princípios e finalidades. 

O objectivo é atuar nos conflitos armados internacionais, entre as forças armadas de um ou mais Estados, e nos conflitos armados nacionais, entre as forças armadas regulares e grupos armados, ou ainda entre grupos armados. 

Distúrbios internos, tais como manifestações, lutas entre facções ou contra o poder estabelecido, também justificam as acções da Cruz Vermelha. 

Para agir nessas situações, o Comité Internacional da Cruz Vermelha apoia-se em bases jurídicas e no direito de iniciativa humanitária atribuído a ele pelos Estados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário