dezembro 25, 2015

RIO POMBA - MG - 248º ANOS


No dia 25 de dezembro de 1767 reunidos em volta do altar portátil, sete personalidades assinaram o Termo de Posse, além de índios, escravos e o Padre Manoel iniciaram missa no latim da época, leu-se a Provisão de Vigário Encomendado. 

Estavam presentes o Capitão Ignácio de Andrade Ribeiro, Manoel Durão Bastos, João Moreira de Jesus, Joaquim Cordeiro, Jacob Cordeiro, Capitão José Gonçalves Vieira e Valentim Dias dos Santos, este último, analfabeto fez uma cruz no documento.

Depois leu-se o Termo de Posse perante aos presentes. Padre Manoel iniciou seu trabalho na Freguesia de São Manoel da Pomba. Foi prisioneiro dos índios Bucayus nas proximidades do Rio São Manoel, mas foi salvo graças aos outros índios e escravos. 


Providenciou a construção de uma olaria para melhor levantar as edificações na Freguesia.

No dia 30 de janeiro de 1768, aconteceu o primeiro batizado na Freguesia de São Manoel da Pomba e o segundo no Livro de Batismo, o da índia Clara, da nação Cropós, sendo o padrinho Manoel Pires de Farinho. 


No dia 02 de fevereiro de 1768, o Padre Manoel benzeu um terreno no sertão de Mercês, doado pelo Sr. Francisco Lopes da Silva, destinado a construção de uma Capela em honra a Nossa Senhora das Mercês e a um cemitério.

Fonte: Luiz Gonzaga Coutinho - Documentarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário