abril 12, 2017

DIA DO SERVIÇO DE INTENDENCIA MILITAR


 Serviço de Intendência no Exército Brasileiro é responsável por parte significativa da logística, o que lhe rendeu a alcunha de "Rainha da Logística".

O Serviço de Intendência é encarregado das atividades de suprimento (alimentos; fardamento e equipamento; reembolsáveis; e outros), transporte de pessoal e de suprimentos; em campanha; serviço de banho, lavanderia e sepultamento; dobragem, manutenção de pára-quedas e suprimento pelo ar; administração financeira; e controle interno.


Em maio de 1821, durante a regência de D. Pedro I, foi criado o Quartel-Mestre General, que recebeu encargos referentes ao rancho da tropa, ao fardamento, ao equipamento, ao material de acampamento, ao arreamento e aos utensílios usados no Exército.

Essa organização militar perdurou até 24 de outubro de 1896, quando foi substituída pelo que é considerado o embrião da Diretoria Geral de Intendência do Exército: a Intendência Geral de Guerra.

A Intendência Geral de Guerra funcionou até 1908, sendo substituída pelo Departamento de Administração e Intendência de Guerra.

Em dezembro de 1915, foi criado o Departamento de Intendência, no Ministério da Guerra.

Os seus órgãos técnicos eram a Diretoria de Administração e a Intendência da Guerra.

A Intendência da Guerra tinha a missão de assegurar ao corpo de tropa e às fortalezas e estabelecimentos militares o fornecimento do material necessário à alimentação, ao vestuário, ao equipamento, ao alojamento, ao arreamento e ao transporte.

Era o órgão operacional do Serviço de Intendência e se organizava em quatro divisões e uma oficina de alfaiates.

Em outubro de 1920, foi aprovado o Regulamento para o Serviço de Intendência da Guerra, considerado a Lei Orgânica do Serviço de Intendência.

Nele estavam contidas as atribuições da Intendência. Nesse ano foi criada a Diretoria de Administração da Guerra, órgão subordinado à Secretaria da Guerra, com a missão de gerir e administrar o provimento de material.

Como decorrência disso, foi organizada, em 1921, a Diretoria Geral de Intendência (DGI), que começou a funcionar no dia 1º de dezembro daquele ano.

A DGI passou a cumprir os encargos que cabiam as extintas Diretoria de Administração da Guerra e a Intendência da Guerra.

Nos dias atuais o Serviço de Intendência integra quatro sistemas de primeira ordem: o Sistema Operacional, o Sistema de Ensino, o Sistema Logístico e o Sistema de Economia e Finanças.

Nos sistemas Operacional, Logístico e de Economia e Finanças os encargos referem-se principalmente à execução das atividades inerentes à Intendência, enquanto no de Ensino visam à formação e capacitação dos recursos humanos.

O Serviço de Intendência, em sua evolução histórica, deixou de cumprir exclusivamente missões relacionadas com a gestão de fundos e o suprimento de classe I (Alimentos). 

Também passou a exercer outros encargos, tais como: transporte de pessoal e de todas as classes de suprimento; suprimentos de classes II (Fardamento e Equipamento), III (Combustíveis, Óleos e Lubrificantes) e produtos acabados de outras classes, em campanha; serviço de banho, lavanderia e sepultamento em campanha; suprimentos reembolsáveis; administração financeira; e controle interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário