abril 03, 2017

BELFORD ROXO - MUNICIPIO ANIVERSARIANTE




BELFORD ROXO

27 ANOS 

Belford Roxo é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.
Pertencente à Mesorregião metropolitana do Rio de Janeiro e à microrregião homônima, está ao norte da capital do estado distando desta cerca de 20km.
Estende-se por uma área de 79 km².
O povoamento de Belford Roxo vêm desde o século XVII, com os índios Jacutingas, mapeados pela primeira vez em uma carta elaborada pelo cripto judeu João Teixeira Albernaz em 1666 entre os rios Merith, Simpuiy e Agoassu.
A emancipação municipal ocorreu somente em 1993, com seu desmembramento do município de Nova Iguaçu.
Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de "Formigueiro humano".
A cidade ganhou notoriedade a partir da escola de samba, Inocentes de Belford Roxo, que desfila anualmente no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro.
Atualmente o município é o sétimo mais populoso do Rio de Janeiro, contando com 479.386 habitantes, segundo a estimativa do IBGE para 2014, e possui o 14º maio PIB do estado, com 3.539.442.000 mil.
Apesar disso, sua renda per capita, em 2008, era de R$7.140,38, uma das mais baixas do estado.
Ao comparar seus indicadores sociais com outras cidades do estado, como Niterói, e Petrópolis, percebe-se que o município oferece uma infra-estrutura de serviços básicos, com padrões menores que os demais municípios vizinhos.
Seu IDH é 0,684, o que apesar de ser considerado médio por calculo do IBGE/2010, segundo os padrões da ONU, se encontra criticamente abaixo da média do estado do Rio de Janeiro (0.768), e da média brasileira (0.744).

Nenhum comentário:

Postar um comentário