setembro 05, 2014

Reunião conjunta da Defesa Civil e Ministério Público apresenta projetos para prevenção contra as chuvas de verão



Em reunião realizada na manhã de ontem, 3, na sede do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, a Defesa Civil, em conjunto com o Ministério Público, realizou uma reunião de conscientização dos possíveis problemas que as chuvas do próximo verão podem trazer. Na assembleia estavam presentes, além de membros dos órgãos citados, integrantes da Defesa Civil de outros municípios, como Trajano de Moraes, Cantagalo e Cordeiro, assim como representantes da Marinha, do Inea e de outras instituições.

A conferência foi ministrada pelo tenente-coronel Alexandre Pitaluga — coordenador regional da Defesa Civil — e pelo tenente-coronel Paulo Renato, diretor da escola de Defesa Civil. Em sua palestra, Alexandre comentou sobre os planos de contingências, apresentou dados sobre a tragédia de 2011, falou sobre problemas de construções em áreas de risco e também sobre a errada cultura do "não vai acontecer mais” — não se prevenir por não achar que outro desastre possa acontecer na cidade. 

Durante a palestra, o tenente também falou da necessidade de construção dos Centros de Operações de Emergência, espaço onde se realiza o planejamento, organização e coordenação das atividades frente a um evento adverso e mostrou os requisitos necessário para a construção desses centros.


O também tenente-coronel Paulo Renato apresentou o Mapa de Ameaças Naturais do estado do Rio de Janeiro, criado a partir de um aplicativo online que traz, além do mapa, cronogramas e metodologias do processo, entre outras informações. Segundo o estudo, as principais ameaças naturais no estado são deslizamento de solo ou rocha, inundações e alagamentos.

@http://www.avozdaserra.com.br/noticia/27584/reuniao-conjunta-da-defesa-civil-e-ministerio-publico-apresenta-projetos-para-prevencao-contra-as-chuvas-de-verao

GRATOS A PU1KLE CHARLES DE NOVA FRIBURGO / RJ PELO ENVIO DA MATERIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário