março 15, 2017

MUNICIPIO ANIVERSARIANTE - CONCEIÇÃO DE MACABU




CONCEIÇÃO DE MACABU
65 ANOS 


Conceição de Macabu é um município brasileiro localizado entre a serra e o mar na região norte do estado do Rio de Janeiro

Um terço de seu território é constituído de serras de altitudes que oscilam de 300 a 989 metros; os outros dois terços alternam-se entre planícies aluviais, com altitudes mínimas de até 4 metros, e morros e morrotes, de 100 a 300 metros.


Conceição deriva de Nossa Senhora da Conceição, cuja nomenclatura original era Nossa Senhora da Conceição do Rio Macabu. Essa nomenclatura surgiu oficialmente em 6 de outubro de 1855, quando Conceição de Macabu foi elevado a categoria de freguesia, com o nome de freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macabu.

Macabu tem origem controversa, podendo ser a corruptela da palavra indígenamak'a'bium, que designava uma palmeira de frutos doces, hoje conhecida como macaubeira; ou, como é mais provável, devido a suas fontes documentais, ter sido um apelido que os Sete Capitães deram ao rio Macabu, quando o encontraram em 7 de janeiro de 1634.

Originalmente habitado por tribos indígenas nômades como sacurus, coroadose goitacás, o município foi parte da Capitania de São Tomé até ser doado em sesmaria para os Sete Capitães. 

Com o fracasso da sesmaria a região foi dividida, cabendo as terras do município aos padres jesuítas, que a partir da Freguesia de Nossa Senhora das Neves e Santa Rita, exploraram o interior catequizando e aldeando os índios sacurus, habitantes do vale do rio Macabu, no vizinho vale do rio Macaé.

Em 1759 os jesuítas são expulsos, nos anos seguintes os desprotegidos indígenas retornam ao vale do Macabu formando os primeiros povoados, que logo foram atingidos pelo progresso oriundo do cultivo do café na região serrana fluminense.

O início das grandes plantações traz grande quantidade de escravos africanos.  

A região de Macabu composta por serras cobertas de florestas foi rica local de refúgio de escravos fugitivos que formaram o Quilombo de Cruz Sena e Quilombo do Carucango, o maior que existiu na região.

No século XIX, portos fluviais, a estrada Macaé-Cantagalo e o ramal ferroviário oriundo de Conde de Araruama (Quissamã) tornam-se vias de acesso à região contribuindo para o seu povoamento, crescimento econômico e evolução política: freguesia em 1855 e primeira emancipação em 1891-1892.

 Durante esta época de grande crescimento econômico, ocorreu o caso da Fera de Macabu, uma história de crime erros judiciários a partir do qual se iniciou o fim da pena de morte no Brasil.

Em 1907, surge em Conceição de Macabu a primeira colônia de japoneses do Brasil, liderada por Saburo Kumabe, um ano antes da data oficial de início da imigração japonesa com a chegada do navio Kasato Maru.

Infelizmente a colônia fracassou depois de 5 anos por diversos motivos.

O século XX foi marcado pelo grande progresso da primeira metade, marcado pela fundação da Usina Victor Sence e da fazenda Modelo Venceslau Bello (Rego Barros).

O progresso teve reflexos políticos e Conceição de Macabu,
quinto distrito de Macaé, uniu-se ao 10º distrito, Macabuzinho,
originando um novo município, Conceição de Macabu em 15 de março de 1952. 

O processo de emancipação foi por plebiscito popular, o primeiro do Brasil e único unânime até hoje.

No entanto, o progresso de outrora é mais do que um passado para o município que, hoje, como outras cidades vizinhas é, praticamente, uma "cidade dormitório", sem empregos de qualidade e com um comércio em declínio, sendo totalmente dependente de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário