março 10, 2017

MUNICIPIO ANIVERSARIANTE - BARRA DO PIRAI




BARRA DO PIRAI
127 ANOS



Barra do Piraí é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil

Localiza-se a uma latitude 22º28'12" sul e a uma longitude 43º49'32" oeste, estando a uma altitude de 363 metros.

Sua população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 94 778 habitantes.

O nome do município é devido ao fato de o rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul, formando, no município, a barra do rio Piraí.


Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios xumetos, pitas e araris, também chamados de coroados.

 Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, no século XVIII, diversas trilhas de tropas de mulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas.
O povoamento de origem portuguesa de Barra do Piraí teve início em terras de sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. 

Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul.

 Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.
Em 1853, as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. 

Perto dela, levantou-se o Hotel Piraí e, mais tarde, novas edificações. 

A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, ergueram o pequeno povoado de Santana.

O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a 7 de agosto de 1864.

Em seguida, iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.

Barra do Piraí foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. 

Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o terceiro Barão do Rio Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário