outubro 25, 2016

MUNICIPIO DE MIGUEL PEREIRA - 61 ANOS


MIGUEL PEREIRA 
61 ANOS 


Miguel Pereira é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro localizado na microrregião Centro-Sul Fluminense.
É uma estância climática localizada a 618m acima do nível do mar com 287,356 km² de área.

A evolução histórica de Miguel Pereira acha-se ligada à de Vassouras e de Paty do Alferes, e à expansão da cultura cafeeira no vale fluminense do rio Paraíba do Sul.
A ocupação da área de Miguel Pereira teve origem nas primeiras explorações que visavam transpor a Serra do Mar, depois com a abertura feita por Garcia Rodrigues Paes do Caminho Novo do Tinguá, entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais.
Os tropeiros que subiam o rio das Mortes em direção a Sacra Família do Tinguá (atualmente distrito do município de Engenheiro Paulo de Frontin), fixaram ponto de passagem em pequena várzea. Inicialmente o local ficou conhecido como Barreiros ou Tejuco pois aí se atolavam as tropas de burros que percorriam o Caminho Novo.
Depois passou a se chamar Estiva, nome de uma trama de bambu que os tropeiros usavam para colocar no caminhos dos burros para assim vencer a lama em sua jornada.
Algumas pequenas lavouras surgiram na região durante o século XVIII.
Estas produziam açúcar ou, mais frequentemente, gêneros alimentícios para consumo no Rio de Janeiro.
Em 1770 foi fundada a fazenda da Piedade de Vera Cruz que se tornaria importante como produtora de café na região. 
As terras do atual município de Miguel Pereira eram então subordinadas administrativa e religiosamente à freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alferes, atual Paty do Alferes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário