agosto 25, 2016

PALESTRA ORIENTA SOBRE DESASTRES NATURAIS


Coronel Paulo Renato Vaz mostra o Mapa de Ameaças do Estado do Rio
                                           Foto: Carlos Magno/Palácio Guanabara                                           
Priscila Balthazar em 23/08/2016 06:00

A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec- RJ) promove no dia 1º de setembro, às 10h, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, uma palestra gratuita para a população sobre o uso de um site, desenvolvido pela pasta, com informações sobre risco de desastres naturais.

O evento, que tem como tema: “Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado do Rio de Janeiro”, será ministrado pelo coronel bombeiro e diretor-geral do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado (DGDEC), Paulo Renato Vaz.

“A ideia é envolver a comunidade fazendo apresentações da ferramenta contida no site mostrando ameaças inerentes ao seu município”, esclarece.

Na ferramenta estão contidas informações relativas as 92 defesas civis municipais do Estado do Rio de Janeiro e contempladas as 736 principais ameaças de desastre que rondam o território fluminense, sendo 460 naturais e 276 tecnológicas. 

O uso da plataforma pode ser acessada pela internet, através do endereço eletrônico:www.mindmeister.com/696500912

“Como consequência do trabalho, o DGDEC está propondo às prefeituras o desenvolvimento orientado de 736 planos de contingência municipais, um para cada ameaça identificada e hierarquizada, antes do início do próximo verão, período onde sazonalmente ocorre a maioria dos desastres no estado. Até lá, serão realizados exercícios simulados de escape de áreas de risco envolvendo a população com o teste dos sistemas de alerta e alarme por sirenes, pluviômetros, carros de som, entre outros”, explica o coronel. 
http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/palestra-orienta-sobre-desastres-naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário