junho 30, 2016

MUNICIPIO ANIVERSARIANTE - COMENDADOR LEVY GASPARIAN


COMENADOR LEVY GASPARIAN 
25 ANOS 

Comendador Levy Gasparian é um município brasileiro do estado do 
Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º01'43" sul e a uma longitude 43º12'18" oeste, estando a uma altitude de 315 metros. 

Sua população estimada em 2008 era de 8.760 habitantes.

Possui uma área de 107,58 km².

A região do atual município de Comendador Levy Gasparian foi desbravada nos últimos anos do século XVII e os primeiros do século XVIII pelo bandeirante paulista Garcia Rodrigues Paes, quando este comandou a abertura do Caminho Novo entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais.

 Em recompensa pelos serviços prestados nesta empreitada, Garcia Rodrigues Paes recebeu larga extensão de terras entre os rios Paraíba do Sul e Paraibuna, onde fundou, dentre outras, uma fazenda com o nome de Paraibuna.

Em 1805, o Capitão Cristóvão Rodrigues de Andrade adquiriu as terras da fazenda do Paraibuna de descendentes de Garcia Rodrigues Paes, iniciando o plantio de grandes roças de cana-de-açúcar e construindo o primeiro engenho da região.

Mais tarde, foi aberta a fazenda de Serraria, que pertenceu a Hilário Joaquim de Andrade, barão do Piabanha. Apesar de ter sido criada em parte desmembrada da fazenda de Paraibuna, a fazenda Serraria destacava-se pela sua grande extensão e grande quantidade de pés de café nela plantados. 

Em 1861, Hilário Joaquim de Andrade doou toda a extensão de terras necessárias a passagem da Estrada União e Indústria pelas suas terras, bem como a área necessária para a construção da Estação de Mudas de Serraria, que deu origem ao atual centro da cidade de Comendador Levy Gasparian.

No ano de 1884, foi criado o distrito de Mont Serrat, pertencente ao município de Paraíba do Sul. 

Em 1938, o distrito de Mont Serrat foi anexado ao recém criado município de Três Rios. 

Posteriormente, Mont Serrat foi extinto, passando a fazer parte do distrito de Afonso Arinos, criado em 1943.

Pelo desenvolvimento alcançado pelo povoado de Serraria, foi este elevada a categoria de distrito no ano de 1955.

 O nome foi alterado em 1963 em homenagem ao Comendador Levy Gasparian, empresário de origem armênia que, em 1953, havia instalado no distrito um vasto parque industrial fabril.

No final da década de 1980 foi criada a Comissão Pró-Emancipação de Comendador Levy Gasparian, que no ano de 1991 obteve a sua autonomia, sancionada por Lei Estadual nº 1.923 de 23 de dezembro de 1991, anexando também o distrito de Afonso Arinos.

 Foi instalado em 1º de janeiro de 1993, com a posse da composição legislativa da primeira Câmara Municipal e do primeiro prefeito eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário