junho 10, 2016

DIA DA ARMA DE ARTILHARIA

                                  )





A Bateria de Cerimonial Caiena simboliza a nossa 

Artilharia do Exército Imperial. 

Criada em 1986, atualmente é empregada no 

cerimonial militar da Presidência da República, 

realizando salvas de gala para Chefes de Estado e 

autoridades em visita oficial à Capital Federal, além 

de participar de solenidades do Comando Militar do 

Planalto.

 É aparelhada com viaturas-peça de canhão Krupp 

de 75mm, tracionadas por cavalos da raçaBretão 

Postier e Percheron.


10 de Junho - Dia da Artilharia


Marechal Emílio Luiz Mallet - Barão de Itapevi


"Patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro"


Nascido a 10 de junho de 1801, em Dunquerque França, imigra para o Brasil ainda criança e, junto com a sua família, passa a residir na cidade do Rio de Janeiro.


Em 1822, atraído pela causa da Independência, assenta praça na Academia Real Militar, arrebatado pelos ideais de liberdade de nossa Pátria.


Da mocidade à velhice, permaneceu fiel à predestinação de modelo perfeito de soldado, não ambicionando louros pessoais, concentrando-se com perseverança nos deveres jurados e cumpridos, perante a Pátria que adotou.


Mallet, o primeiro dos Patronos, participa da Campanha da Cisplatina, de 1825 a 1828, como Tenente e Capitão, na de 1851-52 contra Oribe e Rosas e, a seguir, na de 1864, contra Aguirre.


Durante a guerra da Tríplice Aliança, à frente do 1º R A Cav, teve participação fundamental na vitória de nossas tropas. Dentre as várias batalhas de que participa, destacam-se: Passo da Pátria, Estero Bellaco e Tuiuti.


Nesta, diante do seu fosso intransponível, comandando as bocas de fogo que, ao final da batalha, receberiam o batismo de "artilharia-revólver" tal a precisão e rapidez de seus tiros.


Ainda nessa campanha, assume o comando da 1ª Brigada de Artilharia e continua apoiando as ações da Tríplice Aliança, participando das batalhas de Humaitá, Piquiciri, Angustura, Lomas Valentinas, Ascurra e Campo Grande.


Terminado o conflito, permanece no serviço ativo até 1885.


Em 2 de janeiro de 1886, na capital do Império, falece Mallet, aos 84 anos, dos quais 63 dedicados ao Exército e à gloriosa Artilharia Brasileira.


Em 1932, por seu amor e dedicação ao Brasil e à nossa Arma, lhe foi conferido, por meio de decreto nº 21.196, o reconhecimento da Pátria consagrando-o como Patrono da Artilharia Brasileira.


Desde então, no dia 10 de junho, dia de seu aniversário, comemora-se o Dia da Artilharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário