fevereiro 23, 2015

RAIO ATINGE CASA DE RADIOAMADOR - PP6PP FERNANDO



Olá senhores Radioamadores, 
 Aconteceu em minha casa, na cidade de Aracaju-Se, nesta sexta-feira dia 20 de fevereiro de 2015, 
por volta da 16hs, quando chovia bastante, muito trovão e relâmpagos, caiu um RAIO em cima da 
minha casa, entrando a descarga elétrica pelo cabo da TV (antena externa para TV digital),
 essa antena  estava conectado em 2 TV de Led (desligadas), que por sua vez estavam conectadas
 nas tomadas da minha rede elétrica, e a descarga se espalhou até a minha sala de rádio 
causando uma explosão em uma das tomadas desarmando a caixa de disjuntores, explodindo 
dois filtros de linha e se encerrando na haste de aterramento dentro da minha sala de rádio.
         Segundo os vizinhos, o estouro (papôco) foi tão grande que parecia um prédio desabando,
 chegou a queimar as luzes dos postes e acionou os alarmes dos carros.
          A minha casa tem 5 anos de construída, rede elétrica padrão brasileiro com tomadas
 3 pinos e fio terra, tendo 2 aterramentos com hastes de 2 metros.

          Graças a Deus, neste horário a casa estava vazia, eu e minha mulher trabalhando e 
meus filhos na universidade.

Abaixo a relação dos equipamentos queimados (sem recuperação)

01
TV Led 32
Conectado na tomada e aparelho desligado
01
TV Led 40
Conectado na tomada e aparelho desligado
01
PC Computador (meu filho)
Conectado na tomada e aparelho desligado
01
Impressora Epson
Conectado na tomada e aparelho desligado
01
Rádio HF Yaesu FT897D
Conectado na tomada e aparelho desligado
01
Rádio VHF Yaesu FT2900
Conectado na tomada e aparelho desligado
01
PC Computador (PP6PP)
Aparelho ligado
01
Impressora HP
Aparelho ligado
01
Modem Intelbras
Aparelho ligado
02
Fontes 29A
Aparelho ligado
02
Filtros de linha
Aparelho ligado
01
Fonte alimentação Notebook
Aparelho ligado
01
Fonte alimentação celular
Aparelho ligado
01
Receptor AZamérica
Não Conectado na Tomada e aparelho desligado
01
Antena direcional TV digital
Conectada em 2 TV
OBS: O rádio HF Yaesu FT897D e a fonte 29A estavam aterrados na haste da minha sala de rádio.
Aracaju/Se, 22 de fevereiro de 2015     


   PP6PP Fernando

3 comentários:

  1. força~amigo voce dará a voilta por cima isso é certo de voce um guerreiro

    ResponderExcluir
  2. aqui pelo sul tbm cai muinto raio e a compania dee energia nao se responsabiliza diz ser coisa da natureza e pra acaba com nos PY5JJ joao

    ResponderExcluir
  3. Hj caiu dois raios sobre minha antena de 11 metros que se encontrava sobre meu qth, tudo aterada etc e tal, mas mesmo assim o estrago foi enorme com todos os equipamentos de rádio torrados inclusive aparelhos doméstico, por sorte eu havia recém saído do portão e presenciei tudo de camarote, se tivesse alguém em Casa talvez o pior poderia ter acontecido,. Moro em videira SC px5 p 8141. Meu Wats é 49 9104 6765 forte 73

    ResponderExcluir