abril 28, 2014

DIRETOR DA LABRE / DF VISITA O JAPÃO


No dia 14 de abril, aproveitando viagem de férias ao Japão com a cristal, tive a oportunidade de visitar a Japan Amateur Radio League JARL, onde fui recebido pela cúpula diretiva da entidade, os colegas Mitsuru Hino-Oka, JE1KAB, Diretor Executivo; Hiroyoshi Tamama, JA1SLS, Gerente Geral e Katsumi (Ken) Yamamoto, JA1CJP, Gerente da Seção Internacional.

Os colegas da JARL foram muito atenciosos e pudemos conversar sobre as particularidades do radioamadorismo nos dois países e da preocupação comum em promover o ingresso de novos radioamadores, pois lá, como no Brasil, o interesse pelo nosso hobby vem perdendo terreno para a internet e suas redes sociais.

Manifestaram particular interesse, que também é nosso, de que seja firmado um tratado de reciprocidade Brasil-Japão para o serviço de radioamador. Nós temos a maior colônia de japoneses e descendentes fora daquele país e no Japão vive expressiva quantidade de brasileiros. Comprometemo-nos mutuamente em trabalhar para que esse tratado venha a ser firmado.

O Japão é o país com a maior quantidade de radioamadores no mundo, ultrapassando um milhão, mais de 30 vezes o número de radioamadores licenciados em nosso país. A sede que ocupam é funcional e bem localizada, porém simples, ocupando um andar em prédio comercial. O bureau de QSL funciona em outro local e, infelizmente,  não tive a oportunidade de conhecer, pois é conhecido pela organização e eficiência.

Na visita à JARL fui acompanhado pelo colega Kato Naoshi, JA1WOE, que já morou no Brasil e é casado com uma brasileira, Maria, ex PY2OVY. Embora tenha retornado ao Japão há cerca de 20 anos, ele ainda fala português com fluência e serviu como intérprete, facilitando em muito o diálogo.

Aproveito para registrar também o encontro com outro radioamador japonês, o colega Yatsuka (Yatsu) Kagawa, JA1TLE, que também é casado com uma brasileira e trabalhou no Brasil na década de 80. 

Por motivo de trabalho, o Yatsu não pode nos acompanhar na visita à JARL mas, no domingo, foi ótimo cicerone levando-nos para conhecer pontos turísticos de Tokyo, inclusive o bairro de Akihabara, onde ficam as lojas de equipamentos e componentes eletrônicos.

Agradeço a hospitalidade e o carinho de todos, esperando que esse encontro seja o ponto de partida para estreitar as relações e trazer benefícios ao radioamadorismo de ambos os países.

73
Orlando .·. PT2OP
Diretor Executivo da LABRE


Nenhum comentário:

Postar um comentário