outubro 29, 2013

DEFESA CIVIL NACIONAL DOA EQUIPAMENTOS PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO



A ação faz parte do projeto de fortalecimento de defesas civis locais

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, entregou, nesta quinta-feira (3), kits de defesa civil para quatro municípios do Rio de Janeiro: Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Valença. 
Cada cidade será contemplada com um veículo, que será utilizado como viatura, e equipamentos que auxiliarão o trabalho dos técnicos, como câmeras fotográficas e GPS.
O diretor de Minimização de Desastres da Integração Nacional, Armin Braun, lembra que as defesas civis municipais menos favorecidas precisam ser reestruturadas, sobretudo pelo fato de concederem resposta imediata em situações de desastre.
 "Fortalecer a defesa civil por meio da compra desses equipamentos e condicionando com o isso o município a cumprir alguns requisitos, como ter plano de contingência, ter o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, é uma ação integrada que ajudamos a prevenir desastres", explica.
A entrega dos kits aos municípios do Rio de Janeiro encerra o ciclo de fortalecimento das defesas civis no ano de 2013. 
Ao todo, 91 cidades foram beneficiadas com os materiais. "Nós temos tido um retorno muito positivo de alguns kits que estão em operação. O material já está sendo utilizado, ajudando a preservar e salvar vidas humanas", ressalta Braun.
O projeto de fortalecimento das Defesas Civis Locais foi concebido dentro do Plano Plurianual 2012 – 2015, com o objetivo de "induzir a atuação em rede dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em apoio às ações de Defesa Civil, em âmbito nacional e internacional, visando à prevenção de desastres".
As defesas civis municipais, em geral, não dispõem de estrutura mínima de pessoal e equipamentos capazes de atender às demandas da sociedade. 
Assim, considerando que um Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil atuante somente pode ser alcançado com a estruturação de seus órgãos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil busca fomentar essa organização, disponibilizando recursos materiais.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário