maio 31, 2013

OPINIÃO SOBRE A MODALIDADE DO CW EM PROMOÇÃO DE CLASSE

Sou plenamente favorável que o CW deixe de ser obrigatório no exame de mudança de classe. 
Quem gosta de CW não pode obrigar quem não gosta, a aprendê-lo na força, na obrigação. 
Faz CW quem quer, quem gosta dessa modalidade.
Aquele que não gosta, não pode ser punido com a proibição de não utilizar algumas faixas destinadas a voz (fonia), só porque ele não sabe CW e é isso o que vem acontecendo há anos. 
Pessoas não podem falar porque não sabem o Código Morse.
Isso é o mesmo que uma lei determinasse que em uma estrada (feita para veículos), só pudessem trafegar veículos de cor vermelha (cor predileta de quem criou a lei), proibindo todos os outros veículos de usufruírem da estrada, mesmo que eles sejam mais preparados, mais confortáveis e seguros do que os de cor vermelha.
Veículo é veiculo! 
Com isso  estou querendo dizer o seguinte:
Existem, e muitos de nós conhecemos, radioamadores que são perfeitos ignorantes. 
São até mesmo analfabetos! Seus vocabulários são feitos de algumas poucas dezenas de palavras. 
Quase não se entende o que escrevem, e algumas vezes falam verdadeiros absurdos, como por exemplo, “manetedores”, ao tentarem se referir aos mantenedores das repetidoras.
Pois bem, muitos destes ignorantes e analfabetos, sabem CW e são PY’s! 
Com isso estão autorizados a utilizar faixas de voz (fonia) que nós os PU’s não podemos.
 Não lhe parece um absurdo que pessoas cultas não possam falar em faixas onde alguns analfabetos falam só porque estes sabem o CW?!
Radioamador é todo aquele cidadão habilitado pela ANATEL, independente deste saber ou não CW. 
Sendo radioamador o cidadão tem, ou deve ter, o direito total e irrestrito de utilizar todas as faixas do Serviço de Radioamador. Qualquer coisa diferente disso é discriminação, e tem que deixar de existir. 
Assista o vídeo abaixo e depois opine.
     
                      

PU1KLE CHARLES - NOVA FRIBURGO/RJ



13 comentários:

  1. Petição Publica
    Abaixo-assinado RETIRADA DO CW PARA PROVA DE RADIOAMADOR

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N40911

    ResponderExcluir
  2. Caro colega Radioamador PU1- KLE CHARLES.!
    Se uma pessoa que não sabe falar , não é um poliglota, escreve tudo errado, fala errado, analfabeto resumindo consegue aprender CW, por que uma pessoa culta, com grau de instrução de nível superior tem tanta dificuldade ?!... A não ser que haja algum problema de assimilação que só a medicina pode explicar. O meu professor na época para promoção da classe B foi o PY1- RJ MARCIO. Eu confesso que no inicio tive dificuldade, depois com a minha dedicação consegui passar esta fase. Eu estava com a minha esposa internada num CTI , a mesma era diabética, hipertensa ,operou o coração não resistiu vindo a falecer. Faltei a última aula. Queria abandonar tudo, tive o apoio dos meus familiares, e principalmente de vários colegas Radioamadores.foram muitos, não vou mencioná- los para não esquecer de ninguém. No dia 27/12/2013, completará 05 anos que fiquei viúvo. Conheço Jovens que são Radioamadores classe A. Exímios cedablistas. Para finalizar o que eu acho que falta, é :"HUMILDADE, IGUALDADE E UNIÃO". Como é do seu , do nosso conhecimento, a falta de EDUCAÇÃO E ÉTICA , é uma constante. As PORTADORAS, E AS SOBREMODULAÇÕES, acho vem de colegas que se dizem Radioamadores. O dia que eu não quiser ser mais um RADIOAMADOR, eu vendo tudo ou vou pescar, navegar no meu barquinho, andar a pé, de bicicleta e por aí vai. No mais RESPEITO a tua OPINIÃO. Afinal de contas estamos numa DEMOCRACIA. a LIBERDADE de expressão é importante.Só assim, vejo a força do nosso povo. Atenciosamente,.
    PY1- TC TEO
    51/55/73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também deveria haver prova de fonia, neste caso, já que CW é modalidade. Fundamental é ter conhecimento no restante, que é o que falta em todas as faixas: legislação, ética, e eletrônica. 73.

      Excluir
    2. Olá PY1TC - TEO,
      Sou engenheiro da área elétrica/eletrônica e tenho simplismente a preferência pela fonia - simplesmente isso e mais nada. Tenho muito prazer em conversar e passar tudo que sei em termos de sistemas irradiantes aos novatos e sei que ajudei muita gente a ingressar no radioamadorismo. Gosto é de falar, fazer DX. Agora pergunto: nunca terei como me comunicar no que gosto, que é fonia, porque alguém aqui no Brasil, determinou como filtro o CW. Tudo bem, é importante aprender e estou aprendendo, com o único propósito de passar no exame para classe B, tndo a certeza que depois disso nada farei em termos de CW. Sei que no meu caso e no caso de muita gente, é isso que ocorrerá. Acho que eu poderia estar fazendo coisa melhor que estudando uma coisa que não vai a lugar nenhum.
      Edgard - ex-PU1MNY

      Excluir
  3. Dizer que não se precisa fazer prova de CW para promoção de classe por não se gosta da modalidade, é o mesmo que dizer que não é necessário o aprendizado da lingua portuguesa nos cursos de ciências exatas ou medicina. Quando estudei, tive de aprender diversos conteúdos e matérias que nunca mais, em minha vida prática vim a utilizar, e outras que aprendi de maneira dificultosa, e posteriormente descobri que existiam maneiras muito mais fáceis de solução para o mesmo problema. Não é porque não gostamos de telegrafia que não devemos fazer prova de CW, esta éa modalidade mais antiga no radioamadorismo, sempre existiu e sempre vai existir. Já foi abolida do exame para classe A, pois e necessária para a promoção para classe B. É uma maneira de separar o joio do trigo. CW não é nenhum bicho de sete cabeças, basta tirar o NÃO da frente (eu NÃO consigo aprender, eu NÃO consigo entender nada...). A anos foi feito um plebiscito para proibir a venda de armas no Brasil, e o mesmo não foi aprovado, mas mesmo assim até hoje o governo dificulta ao máximo a venda das mesmas. Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Quando todos nós entramos para o radioamadorismo, sabíamos que para a promoção de classe era necessário o exame de CW, quem realmente deseja a promoção, se esforça e aprende, quem não tem tanta vontade, faz abaixo assinado pedindo a extinção da prova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, não existe prova de CW, somente de código Morse. Quem dera que houvesse prova de CW, Código Q, etc.
      73

      Excluir
    2. Caro Colega: Quando vc estudou sua função era tornar-se PROFISSIONAL e não amador! O nível de exigências são diferentes! Contudo, vejo os dinossauros gritando CQ CQ CQ em faixas nas quais a propagação não está aberta; isto poderia ser verificado num programa simples de PC. Os 'exímios telegrafistas' não conhecem tecnologia, chamam em uma frequencia muito aci,ma da MUF (aliás, vc com todo seu aludido estudo sabe o que é MUF?) Radioamadores classe A conhecem efeito de propagação de ondas eletromagnéticas, ou polaridade? Sabem trabalhar satélites, modos digitais? Se a questão é aprender que tal uma validação da classe B e A incluindo modos digitais, satélites, deflecção lunar? Classe A quer dizer o top. Top de que? De museu? Asilo? Ou cemitério? Vcs podem não gostar dos modos que citei, mas tem que aprender, segundo sua própria lógica.
      Ademais, estes que hoje defendem ferrenhamente o CW foram promovidos no tempo do chopp duplo! Não fazia prova alguma, pedia-se 50 QSO em CW. O barão fazia em fonia e pedia dois cartões de QSL um de fonia e outro de CW. Isto era o chopp duplo! Finalizando, que alguém me informe em tempos modernos quando houve um QSO em CW que tenha salvado alguém que não seja esta corja de mofentos que querem manter a exclusividade de algumas faixas para si.

      Excluir
  4. O anônimo acima é Eduardo Cerioni PY2TFZ

    ResponderExcluir
  5. Olá colegas radioamadores, sou favorável à abolição da telegrafia nos exames, mais que isso, toda a legislação das telecomunicações deveria ser revisada pois se trata de uma redação retrógrada, antiquada e reacionária, tendo em vista contrariar a Constituição em vários pontos, sobretudo no que tange à liberdade de expressão.
    O radioamadorismo, assim como vários outros segmentos, inclusive radiodifusão de baixa potência e não comercial, deveria ser uma atividade autônoma, pois só assim começaríamos a falar em democracia no Brasil.
    Saudações..
    PY1MW
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. ei cara voce esta por fora o cw vai continua para disciplinar a faixa

    ResponderExcluir
  7. O Brasil precisa manter o CW porque somos um país extremamente desenvolvido que está no topo da tecnologia, já os Estado Unidos e o Japão são países decadentes de tecnologia e de povo burro, foi por isso que nesses dois últimos deixou de ser obrigatório o CW. Alguém poderia me dizer se nas últimas catástrofes que teve aqui no Brasil, como o que ocorreu em Santa Catarina se foi usado CW? Isso é coisa de velho gaga que tem medo de se tornar inútil!!!

    ResponderExcluir
  8. Por isso aqui no Brasil , a cada ano temos diminuição em praticantes, uma pergunta que gostaria que algum dia, alguém pode-se me responder, qual foi o grupo de pessoas que determinaram essa obrigatoriedade. depois desse pedido da labre Rio, foi exonerado o Presidente, e deram cancelamento nessa carta.

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia. Este assunto referente a abolição o não do CW para a promoção de classe, gera muito conflito de idéias. Poderiam chegar a um consenso, de se ter duas categorias, ou seja, um radioamador Classe A1(Cw) e outro (A) a mesma classe sendo A1 a classe dos especialista em código morse. Assim acabaria com essa polemica.

    ResponderExcluir