maio 29, 2013

CARTA ABERTA LABRE / RJ AOS RADIOAMADORES BRASILEIROS



CARTA ABERTA da LABRE-RJ aos Radioamadores Brasileiros!
Assista aqui na íntegra todos os detalhes desta Carta!
Basta clicar no link
  para assistir!


                                       

7 comentários:

  1. A exigência do CW é proveniente de um período em que os equipamentos não eram capazes de transmitir voz ou dados, quando fazia sentido exigir que o pretenso radioamador tivesse condições de estabelecer comunicação através do seu equipamento. Sinceramente, depois que os equipamentos obtiveram a capacidade de transmitir e receber voz e dados (RTTY é do tempo da vovozinha) essa exigência tornou-se obsoleta (a exigência – não o modo). Basta um passeio pelos 7 e 144 Mhz, com um manipulador para constatar que grande parte dos Radioamadores classe A e B não mantiveram nenhum vínculo com a prática do CW (nem mesmo a mais remota lembrança) apesar de terem um dia, sido aprovados no exame.
    A exigência do CW hoje, não acrescenta absolutamente nada à qualidade do radioamadorismo nacional, nem sequer f...omenta a prática de CW o que imagino deva ser a principal finalidade dessa regra. Os 5 PPM’s exigidos não obrigam ninguém a praticar CW o suficiente para aprender e praticar de fato o modo, basta decorar a sequência de pontos e traços de cada letra e número que com um pouco de calma e concentração será considerado apto à promoção no exame.
    Meu ponto de vista é que se o CW for suprimido do conteúdo do exame de promoção de classe, mas em contrapartida as exigências de Aptidão Ética (principalmente), Técnica e Elétrica forem incrementadas com questões discursivas ou com questões omissas (conteúdo das questões não divulgado abertamente) isso certamente contribuirá para a formação de Radioamadores melhor preparados, inclusive para diminuir os riscos oferecidos pela prática do Hobbie, fatos que são diuturnamente ignorados, mas que vão desde uma simples queimadura durante a soldagem de um conector ao risco de um incêndio, à queda de uma torre ou de um telhado (toda hora acontece com alguém) por falta do equipamento de proteção e sua correta operação, eletrocução, e principalmente a instalação e operação das antenas em desacordo com a relação de Frequência, Potência, Altura em relação ao solo e distância de Habitações, o que expôe não apenas a vida do Radioamador, mas também a vida de terceiros (seus entes ou não) à radiofrequência.
    A troca de classe não envolve apenas acesso a novas bandas, mas também o estabelecimento de maiores níveis de potência de operação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem explanado, e não se trata da extinção do CW no radioamadorismo ou em provas de acesso a outras frequências ou bandas, mas sim terem os radioamadores uma segunda opção de prova, mantendo o CW como facultativo, quem decidiria se faria ou não, seria o radioamador no ato de sua inscrição para a prova de mudança de classe. Estão alguns radioamadores equivocados, quando dizem que a Labre "Quer acabar com o CW" deveriam rever seus conceitos e reavaliarem sua preposições publicadas em Faces, Blogs etc... Será que é tão dificil assim entender o que é facultativo e o que é obrigatório.
      PU!KRB Getulio.

      Excluir
  2. O "CW", UMA DISPENSÁVEL BARREIRA

    Olá a Todos os colegas de Rondônia, bem como do restante do Brasil, e outros.

    Em que pese as relevantes considerações do colega Daniel PT7VD, no artigo RADIOAMADORISMO UM HOBBY NA UTI, aqui expresso minha antiga e permanente opinião.

    São válidas as considerações do Daniel porém, acredito na eficácia MAIOR de um filtro de acesso às Classes B e A, através de maior rigidez na aplicação da prova de Ética Operacional.

    Poder-se-ia até pensar, em uma maior rigidez ainda, na promoção para Classe A, quando da aplicação da Prova de Radioeletricidade.

    Desta forma , EXTINGUINDO o CW como maior barreira de acesso, de excelentes candidatos em potencial a promoção de Classe, que se vêm barrados, por uma exigência extemporânea.

    PW8JP - Luiz

    ResponderExcluir
  3. Granf Radioamadorismo via Hannover Brasil
    A situação da Labre não é diferente dos grupos de radioamadores que se espalham pelo Brasil, a desunião entre os radioamadores tão somente contribui para a falta de arrecadação e a dificuldade de se manter vivo.
    Na minha opinião o pagamento a Iaru afunda a Labre que promove provas e aumenta a base e tem que pagar por esses radioamadores e que uma minoria se afilia a Labre, desta forma a conta jamais vai fechar se o pagamento a Labre não voltar a ser obrigatório.
    Mas respeito a iniciativa da Labre em sua carta aberta e torcemos para que ela venha a ter força como no passado.
    Cacá PU1-PZP Presidênte GRANF, Associado a Labre RJ
    https://www.facebook.com/granf.radioamadorismo

    ResponderExcluir
  4. .

    À paz . . . saudações ! ?

    Respeitamos os seguidores de Samuel Finley Breese Morse (Samuel Morse 1791 - 1872), o qual foi bastante feliz e eternizou-se, ao ao transmitir a sua primeira mensagem através do Código Morse (CW):

    "What hath God wrougth!" (Que obra fez Deus!)

    Uma nobre arte de linguagem, dotada de pessoas inteligentes e sensacionais.
    Que fique registrada aqui a nossa incondicional admiração por todos.

    Somos a favor do código Morse?
    Sim, mas sem fins elitistas, o código não foi inventado para isto . . .

    Samuel Morse - Link

    Parabéns . . . !
    (Congratulations . . . ! ?)


    "O Senhor te abençoe te guarde . . ." - Nm 6.
    ("The Lord bless thee and keep thee . . . - Nm 6.)

    PU1JFC
    pu1jfc@yahoo.com.br
    Blog de PU1JFC - Link

    .

    ResponderExcluir
  5. O que me deixa mais irritado é que na consulta pública 459, por esmagadora maioria, venceu a opinião dos que desejavam o fim da prova de morse (CW); foi tudo desconsiderado!
    1°) A Labre quando reprova o candidato cobra para realização de nova prova;
    2°) Os que são classe A ou B acham que com isto vão ter faixas exclusivas (menos congestionadas) Para seu deleite exclusivo (esquecem que "piratas" não respeitam nenhuma legislação e falam onde querem!)
    3°) Vaidade! Acham que pela classe são superiores à alguém.
    4°) Dinossauros: A justificativa é que o morse chega em condições de recepção muito desfavoráveis. Os modos digitais além de chegarem muito mais longe que o CW, ainda são "error free", porém os que impoem a prova jamais aprenderão modos digitais por falta de capacidade intelectual. Lembrar que os dinossauros foram extintos.

    Eduardo PU2TFZ

    ResponderExcluir