julho 01, 2015

HISTÓRICO DA ESCOM - LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL



LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL

HISTÓRICO DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES
(cópia literal do texto lido pelo Cmt EsCom durante a solenidade)

A ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, “ESCOLA CORONEL HYGINO CORSETTI”, TEVE SUAS ORIGENS NO PERÍODO PÓS 1a GUERRA MUNDIAL, NUMA ÉPOCA EM QUE O EXÉRCITO BRASILEIRO, DANDO NOVA ESTRUTURA AOS SEUS QUADROS, BUSCAVA ATINGIR UM NÍVEL MAIS ELEVADO DE EFICIÊNCIA.

O PASSO INICIAL, NESSE SENTIDO, FOI DADO, A 1o DE JULHO DE 1921, COM A INSTALAÇÃO, NO 1o BATALHÃO DE ENGENHARIA, ONDE ATUALMENTE SE ENCONTRA O AQUARTELAMENTO DO BATALHÃO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES (BESCOM-RJ), DE UM NÚCLEO QUE PREPARASSE TELEFONISTAS, RADIOTELEGRAFISTAS E SINALEIROS PARA OS CORPOS DE TROPA DE TODAS AS ARMAS. ASSIM, FOI ENTÃO CRIADO O CENTRO DE INSTRUÇÃO DE TRANSMISSÕES, TENDO COMO SEU PRIMEIRO COMANDANTE O 1o TENENTE PAULO MAC CORD; CUJO NOME, APROVEITANDO ESTE MOMENTO HISTÓRICO, ADOTAREMOS, A PARTIR DESTA DATA, NESTA AVENIDA QUE ABRIGARÁ A FUTURA SEDE DE NOSSA QUERIDA ESCOLA, COMO JUSTA E HONROSA HOMENAGEM AO NOSSO PRIMEIRO COMANDANTE!!!

EM 26 DE JANEIRO DE 1924, JÁ SOB A ORIENTAÇÃO RENOVADORA DA “MISSÃO FRANCESA”, O CENTRO DE INSTRUÇÃO DE TRANSMISSÕES, TEVE SUA IMPORTÂNCIA AMPLIADA, SENDO CONSOLIDADO, EM DEFINITIVO, O SEU FUNCIONAMENTO NO QUARTEL DO 1o BE, COM UM PROGRAMA DE INSTRUÇÃO INDEPENDENTE.

DECORRIDOS DOIS ANOS, EM 24 DE MARÇO DE 1926, POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO CURSO DE OFICIAIS, ATENDENDO A SUA CRESCENTE EVOLUÇÃO E FRUTO, NATURALMENTE, DA IMPORTÂNCIA QUE SUA CAPACITAÇÃO JÁ DESPERTAVA, NOS MEIOS MILITARES, PASSOU O CENTRO DE INSTRUÇÃO DE TRANSMISSÕES A FUNCIONAR JUNTO A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS (ESAO).

ENTRETANTO, FOI SOMENTE A PARTIR DE 1o DE ABRIL DE 1935, QUE A ESCOLA, AINDA CONHECIDA COMO CENTRO, PASSOU A SITUAR-SE NA AV DUQUE DE CAXIAS No 325, DEODORO – RJ, EM UMA SEDE PRÓPRIA, ADEQUADA ÀS CRESCENTES DEMANDAS DA ÉPOCA, ONDE PERMANECEU POR 75 ANOS.

NO ANO SEGUINTE, EM 29 DE FEVEREIRO DE 1936, RECEBEU A DENOMINAÇÃO DE CURSO ESPECIAL DE TRANSMISSÕES E, EM 17 DE ABRIL DE 1940, ESCOLA DE TRANSMISSÕES. A DEFLAGRAÇÃO DA II GUERRA MUNDIAL E A ENTRADA DO BRASIL NAQUELE GRANDE CONFLITO ACARRETARAM PROFUNDAS MODIFICAÇÕES NA ESCOLA. O MATERIAL ATÉ ENTÃO EXISTENTE FOI SUBSTITUÍDO POR OUTRO, MAIS MODERNO, E O QUADRO DE INSTRUTORES FOI ADAPTADO ÀS NOVAS CONDIÇÕES DO ENSINO. TAIS MUDANÇAS, POSSIBILITARAM E EXIGIRAM A REALIZAÇÃO DE 14 (QUATORZE) CURSOS, PREPARANDO OS MILITARES QUE SE TORNARIAM, IMPRESCINDÍVEIS, À COORDENAÇÃO E AO CONTROLE DAS AÇÕES VITORIOSAS DA 1a DIVISÃO DE INFANTARIA EXPEDICIONÁRIA (1a DIE), NOS CAMPOS DE BATALHA DA ITÁLIA.

FINALMENTE, EM 1o DE JULHO DE 1953, POR ATO DO PODER EXECUTIVO, FOI MUDADO O TÍTULO “TRANSMISSÕES” PARA “COMUNICAÇÕES”, PASSANDO A ADOTAR A DENOMINAÇÃO QUE SE PERPETUA ATÉ A ATUALIDADE: ESCOLA DE COMUNICAÇÕES. ASSIM, A ESCOLA PASSOU A CAPACITAR RECURSOS HUMANOS POR MEIO DE SEUS CURSOS REGULARES, PARA OFICIAIS E SARGENTOS DAS ARMAS, PROCURANDO, SEMPRE, APRIMORÁ-LOS, A FIM DE DESEMPENHAREM AS SUAS FUNÇÕES, DE MANEIRA EFICIENTE E EFICAZ, EM PROL DA EVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES NO ÂMBITO DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

SEGUINDO SUA TRAJETÓRIA DE GLÓRIAS, SEMPRE COM FEBRIL ATIVIDADE EVOLUTIVA, EM 1956, EM RECONHECIMENTO AO VASTO ACERVO DE RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO PAÍS E A SUA DESTACADA PARTICIPAÇÃO JUNTO AO EXÉRCITO, A ESCOLA TEVE SUA BANDEIRA NACIONAL AGRACIADA COM A ORDEM DO MÉRITO MILITAR, HONROSAMENTE RECEBIDA DAS MÃOS DO ENTÃO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHECK DE OLIVEIRA, QUE, EM 25 DE AGOSTO, DAQUELE MESMO ANO, CRIARIA A ARMA DE COMUNICAÇÕES, POR MEIO DA LEI NR 2.851. EM CINCO DE MAIO DE 1975, A ESCOLA DE COMUNICAÇÕES TEVE SEU ESTANDARTE HONROSAMENTE INCORPORADO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL.

FRUTO DAS TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS CORRENTES À ÉPOCA, A PARTIR 1979, O CURSO DE FORMAÇÃO DO SARGENTO COMBATENTE DA ARMA DE COMUNICAÇÕES FOI TRANSFERIDO PARA A ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESSA – TRÊS CORAÇÕES/MG), PERMANECENDO A ESCOLA COM A MISSÃO DE FORMAR E APERFEIÇOAR OS SARGENTOS DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES, OFERECENDO, AINDA, CURSOS DE EXTENSÃO E ESPECIALIZAÇÃO, PARA OFICIAIS E PRAÇAS, NAS ÁREAS DAS COMUNICAÇÕES, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMULAÇÃO DA DOUTRINA MILITAR ESPECÍFICA. A PARTIR DE 2004, O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DO SARGENTO COMBATENTE DA ARMA DE COMUNICAÇÕES PASSOU A FUNCIONAR NA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS (EASA - CRUZ ALTA / RS).

COMO JUSTO RECONHECIMENTO AOS MÉRITOS DE UM DE SEUS MAIS ILUSTRES COMANDANTES, QUE TANTO INFLUENCIOU O DESENVOLVIMENTO DA ARMA DE COMUNICAÇÕES E DAS TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS, FOI CONCEDIDA À ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, A DENOMINAÇÃO HISTÓRICA “ESCOLA CORONEL HYGINO CORSETTI”, POR MEIO DA PORTARIA No 254, DE 12 DE MAIO DE 2006, DO COMANDANTE DO EXÉRCITO. DENTRE OS PRINCIPAIS FEITOS DE SUA BRILHANTE CARREIRA, DESTACAM-SE OS SEGUINTES:

 - INSTRUTOR CHEFE DO RECÉM CRIADO CURSO DE COMUNICAÇÕES DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, TENDO FORMADO AS TRÊS PRIMEIRAS TURMAS DE ASPIRANTES A OFICIAL DA ARMA DE COMUNICAÇÕES DO EXÉRCITO – TURMAS DE 1960, 1961 E 1962;

- COMANDANTE DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, NO PERÍODO DE 1966 A 1969;

- MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES (CONVIDADO PELO PRESIDENTE EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI), OPORTUNIDADE EM QUE EMPREENDEU MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO SETOR, EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, POR MEIO DAS SEGUINTES AÇÕES:

a) UNIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS DO MINISTÉRIO QUE ESTAVAM DISPERSOS PELO PAÍS, IMPLANTANDO UM SISTEMA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES;

b) CRIAÇÃO DA TELEBRÁS, PARA VIABILIZAR A INTERLIGAÇÃO DE TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRAS;

c) INSTALAÇÃO DE CENTROS E CURSOS DE TREINAMENTO NAS COMPANHIAS TELEFÔNICAS, ESCOLAS PÚBLICAS E UNIVERSIDADES, ASSEGURANDO A EXPANSÃO DO SETOR, COM MÃO DE OBRA QUALIFICADA; 

d) TRANSFORMAÇÃO DOS CORREIOS EM UMA EMPRESA MODERNA, CONFIÁVEL E EFICIENTE, OBTENDO RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.

FOI, AINDA, O MINISTRO CORSETTI QUEM FIXOU, POR MEIO DE PORTARIA, A DATA DE 31 DE MARÇO DE 1972, COMO PRAZO MÁXIMO PARA QUE AS EMISSORAS BRASILEIRAS DE TELEVISÃO INICIASSEM, OFICIALMENTE, AS TRANSMISSÕES EM CORES NO BRASIL, EM REDE NACIONAL, UTILIZANDO O PADRÃO AUTÓCTONE “PAL-M”.

A PARTIR DE 2009, FRUTO DA REORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE ALGUNS SETORES DO EXÉRCITO BRASILEIRO, FORAM SENDO CRIADAS AS CONDIÇÕES PARA O PROCESSO DE MUDANÇA DE SEDE DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, UMA ANTIGA ASPIRAÇÃO DA ARMA DO COMANDO, QUE, COM A CRIAÇÃO, EM 2009, DO CENTRO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA DO EXÉRCITO (CCOMGEX), NA GUARNIÇÃO DE BRASÍLIA, E A REESTRUTURAÇÃO DE DIVERSOS ÓRGÃOS, NO ÂMBITO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (DECEX), NAQUELE MESMO ANO, VIABILIZARAM AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA QUE A TÃO DESEJADA MUDANÇA DE SEDE FOSSE CONCRETIZADA.

ASSIM, COM A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA (ESSLOG), NA VILA MILITAR – RJ, RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS QMS NÃO COMBATENTES, CONFORMADA PELAS INSTALAÇÕES DA ANTIGA ESCOLA DE MATERIAL BÉLICO E DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, FOI POSSÍVEL DESLOCAR OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO PARA UMA NOVA SEDE, EM BRASÍLIA-DF, UTILIZANDO-SE INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS, NO ÂMBITO DO CCOMGEX, PRESERVANDO O VALOR HISTÓRICO DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E A SUA INESTIMÁVEL IMPORTÂNCIA PARA A ARMA DE COMUNICAÇÕES. ASSIM, O EXMO SR GEN EX ENZO MARTINS PERI, COMANDANTE DO EXÉRCITO, APÓS ACURADO ESTUDO E AVALIAÇÃO, DECIDIU, POR MEIO DA PORTARIA NR 125, DE 10 DE MARÇO DE 2010, TRANSFERIR A ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, DO RIO DE JANEIRO-RJ PARA BRASÍLIA-DF.

EM 08 DE DEZEMBRO DE 2010, COINCIDINDO COM O TÉRMINO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DE MANUTENÇÃO, REALIZOU-SE A SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO-RJ, E, EM 31 DE DEZEMBRO, ENCERRARAM-SE, FORMALMENTE, AS ATIVIDADES DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ.

A PARTIR DE 1o DE JANEIRO DE 2011, INICIARAM-SE AS ATIVIDADES DA ESCOM EM BRASÍLIA-DF, E, EM 21 DE JANEIRO DE 2011 OCORREU A SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS DA ESCOLA, JUNTAMENTE COM A HISTÓRICA PASSAGEM DE COMANDO EM QUE, ALÉM DO COMANDANTE, TAMBÉM ERA SUBSTITUÍDO O AQUARTELAMENTO.

AO FINAL DE 2013, APÓS TRÊS ANOS NA GUARNIÇÃO DE BRASÍLIA, TODOS OS NOVE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO, QUE OUTRORA FUNCIONAVAM NA ANTIGA SEDE, FORAM REATIVADOS E, AINDA, FORAM CRIADAS DUAS NOVAS CAPACITAÇÕES QUE ATENDEM ÃS DEMANDAS DO SETOR CIBERNÉTICO DA FORÇA, BEM COMO, ESTÁGIOS REGIONAIS DIVERSOS QUE PERMITEM A UTILIZAÇÃO OTIMIZADA DAS SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO DISPONÍVEIS.

FINALMENTE, CHEGAMOS A ESTE DIA HISTÓRICO, QUE SE CARACTERIZA COMO UM SÓLIDO ELO, QUE VINCULA UMA NOVA SEDE A UM PASSADO DE RICAS TRADIÇÕES. SEUS NOVENTA E DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA, SEMPRE PONTILHADOS POR FATOS MARCANTES, COLOCOU A ESCOLA DE COMUNICAÇÕES EM UM RARO LUGAR DE DESTAQUE, ENTRE AS SUAS CO-IRMÃS DE OUTRAS ESPECIALIDADES, ALÉM DE OCUPAR, DENTRE ELAS, O PRIMEIRO LUGAR EM ANTIGUIDADE.

PREZADA ASSISTÊNCIA, PERMITA-ME DIZER QUE, EFETIVAMENTE, ESTAMOS DIANTE DE UM SONHO, HÁ MUITO ACALENTADO, QUE ORA SE TORNA REALIDADE!!!

CONSCIENTE DO ACENTUADO GRAU DE IMPORTÂNCIA E DA RELEVÂNCIA DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES NA ATUALIDADE, O EXÉRCITO BRASILEIRO DECIDIU INVESTIR NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO, MODERNO E ADEQUADO AQUARTELAMENTO PARA A CAPACITAÇÃO, DE OFICIAIS E PRAÇAS, PARA ATENDER ÀS CRESCENTES DEMANDAS NA ÁREA DE COMANDO E CONTROLE (C2), DECORRENTES DO INCREMENTO DAS AQUISIÇÕES DE NOVOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES, DOTADOS DE UM ALTÍSSIMO GRAU DE SOFISTICAÇÃO TECNOLÓGICA E DE RECURSOS SEM PRECEDENTES.

AQUI, HOJE, PERFILADOS ESTAMOS NÓS, FIÉIS DISCÍPULOS DE RONDON, TESTEMUNHAS DESTE SINGULAR MOMENTO HISTÓRICO, PRONTOS A GUARNECER O TEU PENDÃO; PRONTOS PARA GARANTIR AS MAIS CARAS TRADIÇÕES QUE MARCARAM, INDELEVELMENTE, A ARMA DE COMUNICAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

QUERIDA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES - BERÇO DA ARMA DO COMANDO - SEU PASSADO, JÁ QUASE SECULAR, É RICO E GLORIOSO, SEU FUTURO É EXTREMAMENTE FÉRTIL E ALVISSAREIRO!!! QUE SE PERPETUE O LEMA:

“NOVA SEDE, MESMAS TRADIÇÕES”!!!

BRASÍLIA-DF, 28 DE FEVEREIRO DE 2014.


JOSÉ FERNANDO CHAGAS MADEIRA – TEN CEL
COMANDANTE DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES




Após o vibrante canto da Canção das Comunicações, o Ten Cel José FERNANDO Chagas Madeira, Cmt da EsCom, fez a leitura do histórico da Escola de Comunicações, oportunidade em que, como justa e honrosa homenagem, aproveitando o célebre momento histórico, dedicou o nome do 1o Ten Paulo Mac Cord, primeiro comandante do Centro de Instrução de Transmissões, embrião da EsCom, à avenida que irá abrigar a futura sede da Escola. Em sua leitura, o comandante ressaltou todos os feitos, as conquistas e a trajetória da EsCom, desde sua criação, em 1o de julho de 1921, até a presente Cerimônia, encerrando seu discurso com as seguintes palavras:

AQUI, HOJE, PERFILADOS ESTAMOS NÓS, FIÉIS DISCÍPULOS DE RONDON, TESTEMUNHAS DESTE SINGULAR MOMENTO HISTÓRICO, PRONTOS A GUARNECER O TEU PENDÃO; PRONTOS PARA GARANTIR AS MAIS CARAS TRADIÇÕES QUE MARCARAM, INDELEVELMENTE, A ARMA DE COMUNICAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO. QUERIDA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES - BERÇO DA ARMA DO COMANDO - SEU PASSADO, JÁ QUASE SECULAR, É RICO E GLORIOSO, SEU FUTURO É EXTREMAMENTE FÉRTIL E ALVISSAREIRO!!! QUE SE PERPETUE O LEMA: “NOVA SEDE, MESMAS TRADIÇÕES”!




A placa inaugurada contém o seguinte texto:

NESTA DATA, INICIA-SE A CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES, ESCOLA CORONEL HYGINO CORSETTI, BERÇO DAS COMUNICAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO E CENTRO DE EXCELÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NAS ÁREAS DE COMUNICAÇÕES, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA, VINCULANDO O FUTURO E O PASSADO DE RICAS TRADIÇÕES DESTE MODELAR ESTABELECIMENTO DE ENSINO MILITAR.

Evocando a proteção do Padroeiro da Arma de Comunicações, o Arcanjo Gabriel, o Mensageiro de Deus, foi realizada a benção aos trabalhos iniciais de construção das novas instalações da Escola de Comunicações, pelo Padre MARCELO, Capelão Militar do Comando Militar do Planalto.

Logo após, as autoridades nominadas na placa e convidados foram chamados a se posicionar ao lado da Pedra Fundamental, a fim de realizar o registro fotográfico daquele momento histórico.


Antes do encerramento da cerimônia foi enfatizada a ilustre presença do Exmo Sr Gen Ex MONTEZANO, Chefe do DECEX, antigo comandante da Escola de Comunicações, mais alta autoridade na área educacional da Força Terrestre e um dos principais atores do processo que culminou com a transferência da EsCom, da Vila Militar – RJ, para Brasília – DF, bem como, dos Srs Cel R1 WALTER FÉLIX CARDOSO e Cel JAYME OCTÁVIO DE ALEXANDRE QUEIROZ, também antigos comandantes da EsCom. Suas distintas presenças emprestaram especial sentido e significado à solenidade.





Encerrando a formatura, a tropa, composta pelos integrantes da EsCom, reforçada por oficiais e praças, oriundos de todos os Comandos Militares de Área, componentes do seu Corpo de Alunos, e, ainda, de um grupamento representativo de todas as demais Organizações Militares da Arma de Comunicações






Ao final da solenidade, todos os presentes foram convidados a desfrutar de um Café Colonial comemorativo, servido no refeitório do CCOMGEX.



A nova sede da EsCom, a ser construída no âmbito do CCOMGEX, irá abrigar cinco pavilhões, sendo um destinado às instalações do Comando da Escola, outro ao Corpo Permanente, um terceiro às acomodações do Corpo De Alunos, e mais dois, destinados às salas de aula e laboratórios de instrução. Além destes cinco pavilhões, a Escola de Comunicações contará, ainda, com duas quadras poliesportivas, um auditório, uma área para confraternizações e um amplo pátio de estacionamento, tudo adequadamente dimensionado para atender, à plenitude, às necessidades da nossa Escola, ocupando uma área total construída de 23.292,72 m2, em um terreno de 36.202,12 m2.




EXERCITO BRASILEIRO
ESCOLA CORONEL HYGINO CORSETTI


Nenhum comentário:

Postar um comentário