dezembro 16, 2016

16 DE DEZEMBRO - DIA DO RESERVISTA


                             


Uma Nação forte e soberana necessita estar apta para ser mobilizada, em caso de ameaças e agressões que possa vir a sofrer.

A Mobilização Nacional é um mecanismo, previsto na Constituição Federal, que envolve a consciente participação de cada cidadão brasileiro, em ações de preparo e emprego, que possibilita ao Brasil enfrentar e resolver situações de pressão ou crise internacional, interesses, ameaças ou agressões ao nosso povo, tradições, instituições, território e soberania.

Durante um conflito, a Mobilização canaliza todos os recursos do País - humanos, financeiros e materiais - para atender aos esforços contra a agressão sofrida.

No âmbito militar, a mobilização consiste na elevação, em ritmo acelerado, do efetivo de paz para o de guerra, inclusive com a criação de novas Organizações Militares, para fazer face à ameaça ou à concretização de um conflito. Dentro deste contexto, todo cidadão ao ser licenciado das Forças Armadas passa a integrar a reserva mobilizável.


 A mobilização destes recursos humanos é gerenciada pelo Departamento-Geral do Pessoal, por intermédio da Diretoria de Serviço Militar.

Anualmente, milhares de reservistas retornam às Organizações Militares das Forças Armadas, com a finalidade de atender à convocação nacional para participar do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Tal atividade acontece nos primeiros cinco anos após o seu licenciamento, sendo realizada no período de 9 a 16 de dezembro. As principais finalidades do EXAR são: praticar o mecanismo de convocação, avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização, atualizar dados, cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva e consolidar os laços de camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva.

Com a finalidade de reavivar o espírito militar dos reservistas, foi instituído pelo Decreto-Lei nº 1.908, de 26 de Dezembro de 1939, o Dia do Reservista, comemorado anualmente em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Bilac, defensor ferrenho da aprovação da Lei do Serviço Militar, consagrado “Patrono do Serviço Militar”.

Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 16 de dezembro de 1865, filho de Braz Martins dos Guimarães Bilac, Major do 31º Batalhão de Voluntários da Pátria que combatera na Guerra da Tríplice Aliança, e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac. 


Iniciou estudos de Medicina e de Direito, mas a grande vocação para as letras o fez dedicar-se, essencialmente, à literatura, tendo sido um dos membros-fundadores da Academia Brasileira de Letras e ocupado a cadeira número 15 daquela Entidade. 

Patriota consciente, Bilac foi um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional (da qual foi secretário-geral), onde participou ativamente da política e de campanhas cívicas, das quais a mais famosa foi em favor do serviço militar obrigatório, que considerava uma forma de combater o analfabetismo. 


Seus ideais podem ser definidos claramente em seu texto “Em marcha”, lido em 1915, onde Bilac declarava: "Que é o serviço militar generalizado? É o triunfo completo da democracia; o nivelamento das classes; a escola da ordem, da disciplina, da coesão; o laboratório da dignidade própria e do patriotismo.


 É a instrução primária obrigatória; é a educação cívica obrigatória; é o asseio obrigatório, a higiene obrigató¬ria, a regeneração muscular e física obrigatória."

Apesar da obrigatoriedade do serviço militar ter sido instituída por lei em 1908, esta somente se concretizou após a campanha conduzida por Bilac, pregando a necessidade do Serviço Militar como preito de amor à Pátria e o quartel como escola de civismo.

O ideal patriótico de Olavo Bilac foi concretizado ao meio-dia de 10 de dezembro de 1916, quando, pela primeira vez no País, foi realizado o sorteio dos convocados para o serviço militar obrigatório.


Olavo Bilac faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1918, quando a cidade se preparava para um novo ano, tendo a notícia de sua morte causado grande consternação à Nação.


Ao longo dos anos, o Serviço Militar vem se adaptando às exigências dos novos tempos.


Dentro deste contexto, as atividades de mobilização de pessoal foram inseridas no Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL), sistema informatizado que permite o acompanhamento de todos os dados gerenciais do reservista, desde seu alistamento até o término de seu vínculo com a Mobilização. 

Esta evolução tecnológica possibilitou, desde o ano de 2008, entre outras melhorias, a possibilidade de o reservista mobilizável realizar as suas quatro primeiras apresentações pela Internet, por meio do aplicativo EXAR NET, o que trouxe facilidades para o cidadão.

Na data de hoje, o Exército Brasileiro mais uma vez saúda os reservistas e concita a todos que entrem em contato com os seus velhos amigos dos tempos de caserna, para que revivam o passado, possam planejar o futuro e matar as saudades.


“GANHA A GUERRA QUEM MOBILIZA PRIMEIRO E NÃO QUEM REALIZA O PRIMEIRO TIRO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário