novembro 30, 2016

MUNICIPIO DE CARDOSO MOREIRA - 26 ANOS


CARDOSO MOREIRA
27 ANOS 


Cardoso Moreira é um município da Mesorregião do Norte Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Nos idos de 1672, freis franciscanos fundaram, em terras de Cachoeiro, na margem direita do Rio Muriaé, o seu primeiro aldeamento indígena.
Os índios puris, remanescentes da nação goitacá, a qual havia sido perseguida pelos portugueses, teriam escapado em migrações sucessivas através do rio Muriaé e se abrigado na missão dos padres franciscanos.
A fundação da aldeia, no entanto, acabou resultando infrutífera, pois veio a ser acometida por uma febre epidêmica.
Noutro momento, em fins de 1700, mais de 20 engenhos já haviam se instalado em Cachoeiras do Muriaé (nome pelo qual era denominado o atual município de Cardoso Moreira naquela época). 
Estes engenhos realizavam moagem de cana-de-açúcar, beneficiamento de açúcar e aguardente. 
Estes fazendeiros precisavam de um meio de escoar sua produção. 
Deste modo, se organizaram para a construção de um ramal da estrada de ferro até Carangola, no atual estado de Minas Gerais.
O comendador José Cardoso Moreira, além de ter feito grandes investimentos em suas terras, fez também, como era de costume na época, diversas contribuições para beneficiar a localidade, tornando-se grande acionista da estrada de ferro.
 Devido, provavelmente, ao volume de seus investimentos, a estação local acabou recebendo seu nome, e, mais tarde, se transformou no nome da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário