setembro 29, 2016

MUNICÍPIO DE RESENDE - RJ - 215 ANOS



215 ANOS

Resende é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio de Janeiro.

 Com uma população estimada em 124 316 habitantes (IBGE/2014), é o vigésimo terceiro município mais populoso do estado (em 2012), concentrando cerca de 0,75% de sua população no referido ano, sendo o quarto município com mais habitantes da Mesorregião do Sul Fluminense, depois de Volta RedondaBarra Mansa e Angra dos Reis.

Apresenta o terceiro maior PIB (em 2011) e o segundo melhor IDH entre os municípios da região do sul fluminense (em 2010), e o décimo quinto maior PIB e oquinto mais alto IDH entre os demais municípios do estado. De fato, em 2011, o PIB do município foi estimado em R$ 5.62 bilhões, o 107° maior PIB municipal do Brasil no mesmo ano.

E seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 2010, de acordo com a PNUD, alcançou o patamar de 0.768 (66.3% da população adulta possuía ensino fundamental completo naquele ano, com uma expectativa de vida média de 75,3 anos de vida e renda per capita de R$915,21), classificado como "elevado" pela entidade e sendo posicionado como o 249° município com melhor IDH do Brasil naquele ano.

Resende é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo, a Academia Militar das Agulhas Negras, a única na formação de oficiais combatentes do exército no país, cuja área total é de 67 km².
Resende tem importância nacional e é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.
Se estende por uma área de mais de mil quilômetros quadrados, dista cerca de 146 quilômetros da capital estadual, Rio de Janeiro, e apresenta um clima tropical, clima esse ligeiramente suavizado pela altitude de 407 metros acima do nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário