março 25, 2015

DIA NACIONAL DA COMUNIDADE ARABE



Apesar de desconhecido da maioria dos brasileiros, o Dia Nacional da Comunidade Árabe é comemorado nesta quinta-feira, 25 de março.

A data foi instituída em reconhecimento aos imigrantes de origem árabe que começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX e contribuíram para o desenvolvimento do país.

A razão de ser pouco divulgada e festejada é atribuída ao fato de ter sido criada há apenas três anos, através da lei federal 11.764/08.

Atualmente a comunidade árabe no Brasil é estimada em mais de 15 milhões de pessoas, entre imigrantes e descendentes.

O número é uma prova da forte presença dos imigrantes árabes no país, que até 1920 não chegavam
a 60 mil. 

Hoje, eles estão disseminados não só no comércio como nas mais diversas atividades econômicas

Outra marca da influência árabe no país está na gastronomia e na cultura, através da culinária e dança típicas.

No Estado de São Paulo, mais precisamente na capital, é onde está concentrada a maior comunidade árabe do país, entre sírios, libaneses ou turcos, como muitos são erroneamente denominados.

VOCÊ SABIA?

A data de hoje foi escolhida como Dia Nacional da Comunidade Árabe por marcar os 131 anos da imigração deste povo ao Brasil, motivado pela instabilidade política do Império Otomano.


Questões religiosas, econômicas e sociais relacionadas à estrutura agrária também contribuíram para esse processo imigratório.

Outro fator que pesou na definição da data é que os árabes se fixaram inicialmente em São Paulo, com estabelecimentos comerciais concentrados na Rua 25 de Março e seus arredores, até hoje a mais movimentada área de comércio popular da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário