Está circulando um e-mail pela internet, que dentre outras coisas, informa que houve uma solicitação junto à Anatel para que radioamadores que utilizam o Echolink na modalidade de link (-L), desabilitasse seus links, permanecendo ativos apenas os usuários sysop (-R) e usuários simples.
Um dos motivos alegados é que estão considerando os links como repetidores e repetidores só podem ser instalados/mantidos por radioamadores classe, A, faculdades, etc…, segundo determina a resolução.
Ainda segundo a mesma resolução, a característica de uma estação repetidora é uma estação que recebe em uma frequência e retransmite em outra frequência em simultâneo, portanto um link do Echolink não pode ser caracterizado como uma estação repetidora pois não utiliza 2 frequências, ele recebe em uma frequência e retransmite para a internet e vice-versa. Ao ser transmitido em outro link, a responsabilidade já passa a ser de outro radioamador, que detém a concessão de uso de radiofrequência.
NOTA DO EDITOR:
http://conferenciaamazonica.wordpress.com/2013/11/01/anatel-proibira-o-uso-do-echolink-no-brasil/
NOTA DO EDITOR:
por favor visite o site acima, pois a orelhudos que não sabe ler e ficam acusando este editor da materia acima....
ESTÁ INFORMAÇÃO NÃO PROCEDE. PORTANTO E UMA INFORMAÇÃO EQUIVOCADA.
ResponderExcluiro SENHOR, leu a materia no site de origem??????
ResponderExcluirsua opinão e que não esta correta....
visite o site acima e leia a materia.....
e depois opine.
Se não sabe ler?.....passarei um email a que voce indicar dando toda a materia....
Só pode ser brincadeira, vamos andar para trás no Brasil mais uma vez? Estão querendo proibir um dos poucos serviços VOIP radioamadorísticos que deram certo no Brasil? Se o Echolink não trabalha como a norma caracteriza uma estação repetidora, como exigir indicativo classe A para operá-lo?
ResponderExcluirColega, veja bem, a presente materia tem um link...
ResponderExcluirentre e leia toda a materia que e bem, grande e com varias opiniões,
existe portaria e leis que tenmhos de obedecer como radioamador....
SO A AUTORIDADE, COMO O CASO DA ANATEL EM BRASILIA, FARA USO DA LEI PARA PROIBIR OU NÃO E TERAM DE FORNECER A JUSTIFICATIVA DA FORÇA DA LEI QUE AMPARO O USO DO ECHOLINK......
JA TEM ORELHUDO ,POR AI, INFORMANDO A OUTROS QUE EU ESTOU ESCREVENDO ASNEIRAS....POR FAVOR...LEIA A MATERIA NO SITE DE ORIGEM..............GRATOS
Isso não é verdade,, não existe nada na norma que proiba o uso do echolink em L. A Anatel não tem nada com isso, contanto que seja obedecida a canalização para transmissões digitais. Vamos parar de divulgar fakes. Já não basta o nojo que estão nossos repetidoras ainda vem pessoas com mentiras. tuninho sei que vc não tem nada com isso, mas verifique se é verdade antes de publicar.
ResponderExcluirAnatel esta com razao. Trata-se de uma estacao repetidora em casa e tem que possuir licenca para conexao a rede publica e o radioamador ser classe A. Repetidors com echolink tem que ser conectada a rede publica no locl onde esta instalada. Nao pode retransmitir o sinal de casa para a repetidora. A atual legislaco ja preve isso, mas nao obrdecem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirArtigo Art. 5º IX Constituição federal Brasileira, que é força maior que a ANATEL - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
ResponderExcluirEssa é a resposta que damos na forma máxima da lei Radioamadorismo tem objetivo técnicos e experimentos técnicos, usar o link não seria um experimento técnico e um avanço nas comunicações? chaga de Endeusar a anatel, chegou a hora de nós radioamadores brigar por nossos direitos e expressar nossas ideias, sem ser manipulados e por pessoas, que desconhece o verdadeiro significado do radioamadorismo, se não fosse os testes e experimentos que foram feitos por PADRE LANDELL DE MOURA nós hoje não estaríamos falando em nossas estações repetidoras e links. precisamos de uma reforma na legislação, e fazer jus a constituição Brasileira e o tratado ou pacto de são jose da costa rica, que fala sobre as comunicações no Brasil.
By PU3CPU PABLO EZEQUIÉL
A polêmica acabou com a consulta pública nº 14 de 07 de julho de 2017, art. 10, tabela B. Agora o Echolink está nas normas da ANATEL, com frequências exclusivas. Finalmente. Forte 73
ResponderExcluirEm dois metros, essas são as frequências exclusivas para o Echolink:
ResponderExcluirTabela B.2
Faixa de 144 MHz a 148 MHz
FREQUÊNCIAS (MHz)
145,015
145,030
145,045
145,060
145,075
145,090
145,105
145,120
145,135
145,150
145,165
145,180
145,195