ITAOCARA
126 ANOS
Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 22 824 habitantes em 2014.
Devido à luta entre os índios Coroados e Puris, os religiosos Capuchinhos que colonizavam São Fidélis sentiram a necessidade de criar, no local das divergências, uma nova aldeia, que, acolhendo uma das tribos, separasse os litigiantes.
Em 1809, o frei Tomás, da cidade de Castelo, chegou às terras escolhidas para a fundação da aldeia, a qual denominou São José de Dom Marcos, em homenagem ao antigo vice-rei Marcos de Noronha e Brito.
O nome escolhido não criou raízes no pensamento dos habitantes, que preferiram designar o local de "Itaocara", termo tupi que significa "praça de pedra", através da junção dos termos itá ("pedra") e okara ("praça") , em referência ao penhasco que lhe fica fronteiro, na margem oposta do Rio Paraíba do Sul.
No século XIX e início do século XX, como o ocorrido em todo o interior do estado, recebeu significativa mão de obra de imigrantes, sobretudo de origem sírio-libanesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário