janeiro 06, 2017

MUNICIPIO ANIVERSARIANTE - ANGRA DOS REIS


ANGRA DOS REIS 
515 ANOS 


Angra dos Reis é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro. 

Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 97 ilhas. 
Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás.
Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. 

Sua população, aferida no Censo de 2010, era de 169 270 habitantes.
Possui uma área de 816,3 km². 

Os municípios limítrofes são Parati, Rio Claro e Mangaratiba, no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro, no lado paulista.

Após 1872, entrou em decadência com a inauguração das estradas de ferro. 

Voltou a ocupar posição de destaque, a partir de 1928, quando um ramal da Rede Mineira de Viação a ligou aos estados de Minas Gerais e de Goiás, por ele escoando sua produção agrícola. 

O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica, estando em recuperação devido aos deslizamentos de terra nos últimos anos.

Em meados do século XX, tornou-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina.  

Atualmente, a empresa também utiliza o porto para exportar aço.

Sua importância atual dá-se pelo facto de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), da Petrobras, localizado na região da Ponta Leste.

O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país. 

Além disso, sedia atualmente as únicas usinas nucleares em funcionamento no Brasil.

Atualmente, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional.

Possui 97 ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para que, no início de 2010, várias residências e pousadas sofressem com os efeitos de deslizamentos principalmente na Ilha Grande.

 Segundo o censo 2010, em Angra cerca de 36% de sua população vive em favelas, situados em morros ou áreas de mangues.Isto coloca o município em décimo lugar das cidades brasileiras, no que tange a proporção de domicílios em favelas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário