julho 17, 2016

VOLTA REDONDA - MUNICIPIO ANIVERSARIANTE


VOLTA REDONDA
62 ANOS 

Volta Redonda é um município da microrregião do Vale do Paraíba, na mesorregião Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Também é conhecida como a "Cidade do Aço", por abrigar a Companhia Siderúrgica Nacional. 
Localiza-se a 22º31'23" de latitude sul e 44º06'15" de longitude oeste, a uma altitude de 390 metros. 
É cortada pelo Rio Paraíba do Sul, que corre de oeste para leste, sendo a principal fonte de abastecimento de água do município e também responsável pelo seu nome, devido a uma curva do rio.
Seu santo padroeiro é Santo Antônio e seu lema em latim é Flumen Fulmini Flexit, ou seja, "o rio ante o raio dobrou-se". 
A cidade é limitada pelos municípios de Barra Mansa(Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste), Barra do Piraí (Nordeste), Pinheiral e Piraí(Sudeste e Leste), e Rio Claro (Sul).
Ocupa uma área de 182,317 km², sendo 54 km² na região urbana e 128 km² na zona rural.
 A população estimada em 2015 foi de 262.970 habitantes, o que a torna a maior cidade da região Sul Fluminense e a terceira maior do interior do estado.
Juntamente com os municípios de Barra Mansa (7 km de distância), de Pinheiral (15 km de distância) constitui uma aglomeração que ultrapassa os 460 mil habitantes, conforme as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2009, sendo, no estado, a maior mancha urbana fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Alguns bairros que continuam a mancha urbana da cidade pertencem a Barra do Piraí, mas estão totalmente interligados ao cotidiano de Volta Redonda, devido à uma grande distância por rodovia de 30 km de sua cidade sede. 
O mesmo acontece em outra extremidade de Volta Redonda com bairros conurbados a esta mas em território oficial de Barra Mansa. 
A população destes bairros utiliza de todo equipamento público de Volta Redonda, e está completamente inserida no dia-a-dia da cidade, como comércio, trabalho, escolas, etc.
A população oficial de Volta Redonda em seu território de 262 259 habitantes estimada em 2014, salta para uma população real aproximada de 310 mil habitantes.
Volta Redonda está numa área estratégica, a 310 km da cidade de São Paulo, 
maior metrópole do Brasil, e a 125 km da cidade do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole nacional e capital fluminense.
Também está próxima de cidades-polos regionais de outros estados, como Juiz de Fora (180 km) e São José dos Campos (220 km) e de outras cidades importantes, como Angra dos Reis (90 km), Taubaté (180 km), Petrópolis(150 km), Resende (50 km), Cabo Frio (280 km), dentre outras.
Possui o quarto mais alto IDH entre os municípios fluminenses, de 0.771 (em 2010), ficando atrás somente de Niterói e da capital, Rio de Janeiro, no Grande Rio, e de Rio das Ostras.
Uma pesquisa do IBGE, divulgada em 2013, classificou Volta Redonda como a segunda cidade com a maior vocação poluidora do Estado, ficando atrás somente da capital, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário