dezembro 20, 2014

PICO DO CALEDÔNIA - NOVA FRIBURGO / RJ


Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e que fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no PARQUE ESTADUAL DO TRES PICOS.

Com 2.255 metros de altitude, possui uma das mais belas vistas de Nova Friburgo e de outras localidades próximas podendo-se até visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niteroi,Itaborai), Baixada Fluminense (GuapimirimMagé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Marica,Araruama,Cabo Frio em dias mais claros.

 Pela última carta escala 1:25.000 do IBGE, a altitude do Pico da Caledônia foi atualizada, contendo dois cumes de 2234 metros e 2255 metros, respetivamente o cume sul e o cume norte, e entre eles se distribuem as torres de telecomunicações. 





Passagem pela ponte do cume norte ao cume sul


Subida para o cume sul, vendo ao fundo a ponte e o cume norte e torres 

A altitude de 2219 metros se refere a antiga carta 1:50.000 do IBGE.

Sendo uma das maiores montanhas do Estado do Rio de Janeiro e com uma localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da PETROBRAS possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem encontrar nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas, area de segurança nacional.

Importante esclarecer que o Pico da Caledônia é aberto para visitação em horários restritos e que o seu acesso é feito através de uma estrada bem íngreme a partir do bairro Cascatinha, em Nova Friburgo.

Devido à sua importância para o meio ambiente, considerando a existência de muitas nascentes de água e a presença de animais silvestres, foi criada no seu entorno uma área de proteção ambiental pelo município de Nova Friburgo, conhecida como APA do Caledônia.

O Maciço da Caledônia além de seu pico principal, possui outros cumes com altitudes superiores a 2000 e 2100 metros, fazendo parte do trecho da Serra do Mar denominado de Serra da Boa Vista, divisor de águas entre a cidade de Nova Friburgo, a região rural de São Lourenço e a nascente do Rio Macacu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário