junho 14, 2012

INAUGURADO O NOVO IMPERATOR NO MEIER


Finalmente... 12 de junho de 2012.
Inaugurado o IMPERATOR – Centro Cultural João Nogueira


Sylvio Mattos 

Noite feliz para o subúrbio carioca, especialmente para a comunidade do Méier, com a festa de inauguração do tradicional cinema, posteriormente casa de show IMPERATOR, hoje Centro Cultural João Nogueira. 

Nas amplas instalações desse espaço, o Prefeito da cidade Eduardo Paes, a Produtora Cultural Aniela Jordan, o Secretário Municipal de Cultura Emílio Kalil, o Secretário de Obras Alexandre Pinto e o Presidente da RioUrbe José Queiroga receberam os convidados, para inauguração da nova área da cultura carioca, com 7.277m². Nesse ambiente, que recebeu investimentos de R$ 28 milhões, divididos em três pisos, a população vai conviver com artes cênicas, música, cinema, artes visuais, convivência e gastronomia.


Totalmente repaginado, o espaço conta agora com atrações em todos os pavimentos. No primeiro andar, há um café, um bar e um teatro com 607 lugares, que conta com cadeiras retráteis, o que possibilita a transformação do espaço em arena para shows com capacidade à cerca de 1500 pessoas em pé. No segundo andar, estão três salas de cinema (duas com 120 lugares e outra com 168) e, no terceiro, a sala de exposições. No terraço, funciona o Espaço Rio de Janeiro, uma área livre 
onde também foi instalado um restaurante.  
No evento, os convidados foram recebidos com um coquetel, ocorreram visitas guiadas por funcionários à galeria de arte e atrações no terraço “alto Méier”. Às 21h30min, os convidados foram dirigidos à área reservada para shows, quando o Prefeito Eduardo Paes fez um breve relato sobre as etapas de transição da propriedade dessa edificação, até chegar às mãos da Prefeitura da cidade


Por último, agradeceu a todos que colaboraram e contribuíram, para que naquela noite fosse iniciada uma nova fase nesse centro cultural.
-“É uma alegria devolver esse espaço tão tradicional na Zona Norte. Representa mais um símbolo desse Rio que renasce, além de homenagear um super carioca suburbano, que encantou esta cidade e deixou uma família linda com uma grande voz, seu filho Diogo” – disse o prefeito.
            

Antes de começar o show, um vídeo foi exibido com relatos de Beth Carvalho, Eri Johnson, Sandra de Sá, diretor Jorge Fernando, Dudu Nobre e Monarco. Eri relatou que quando a casa foi fechada em 1996, sentiu uma profunda tristeza, pois era como se fosse a perda de um ente querido. Já Beth Carvalho disse que João Nogueira e Méier têm tudo a ver: “João foi uma pessoa do Méier, portanto da Zona Norte", afirmou ela

Seguiu-se o show do cantor e compositor Diogo Nogueira, que relembrou inúmeras músicas que fizeram parte do repertório do seu pai João Nogueira, entre outras: Clube do Samba, As Forças da Natureza, Das Duzentas Para Lá, Mineira e Um Ser Feliz.
            Nessa apresentação, que durou pouco mais de uma hora, vieram abrilhantar o show, a consagrada Alcione, a cantora baiana Marienne de Castro e sua tia Giza Nogueira, intérprete de partido alto, terminando com apresentação da porta-bandeira e mestre sala e de um elenco da bateria musical da Escola de Samba da Portela.





Finalizando: “A Zona Norte tem hoje um espaço, onde as pessoas, além de conhecerem um pouco da história de João Nogueira, poderão curtir cinema, teatro e exposições. Faltava algo assim no Rio, em especial, na Zona Norte. Estou muito feliz por prestar essa homenagem ao meu pai. O samba, sem dúvida, está em festa” – afirmou Diogo Nogueira.



Resgate do Méier, renascimento do Rio”. Destacou a produtora musical Aniela Jordan. Acrescentou ainda que, “o centro cultural será um espaço totalmente eclético e que nos próximos meses terá rodas de samba, shows, musicais, peças infantis, etc.”.  “O IMPERATOR é para todas as artes, sem perder o foco na qualidade”, finalizou  Aniela Jordan.





Nenhum comentário:

Postar um comentário