junho 30, 2011

MENSAGENS DE PARABENS A R.O.E DE PETROPOLIS / RJ




Vitor Vidal Enc: [RIO-DX-GROUP] 2011 Golden Antenna Award - LABRE INDICA A ROER

[RIO-DX-GROUP] 2011 Golden Antenna Award - LABRE INDICA A ROER‏

De: Vitor Vidal (vitorvidal_rj@yahoo.com.br)

Enviada: quinta-feira, 30 de junho de 2011 18:52:21

Para: pu1ptz@hotmail.com (pu1ptz@hotmail.com)
------------------------------------------------------------------------------

De: Vitor Vidal

Para: "RIO-DX-GROUP@yahoogrupos.com.br"

Enviadas: Quinta-feira, 30 de Junho de 2011 12:42

Assunto: Re: [RIO-DX-GROUP] 2011 Golden Antenna Award - LABRE INDICA A ROER

Engraçado...

Em conversa ao telefone com o coordenador Nacional da Rener, na ocasião, o mesmo disse que essa Roer era coisa passageira, e que o srº Fábio PY1ZV só queria APARECER.

Parece que a vontade dele de aparacer deu certo mesmo.

A ROER vai a palestrar na Alemanha e a Rener, que segundo ele é a entidade que junto aos radioamadores trata de assuntos emergenciais fica aqui esquecida e bancando suas viagens pelo Brasil e pelo mundo.

Parabéns a toda a equipe da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores - ROER

--------------------------------------------------------------------------------

De: fabio hoelz

Para: rio-dx-group@yahoogrupos.com.br; Lista Araucaria

Cc: roer ; CANTAREIRA

; gdxg@yahoogrupos.com.br; vhf-dx@yahoogrupos.com.br

Enviadas: Quinta-feira, 30 de Junho de 2011 2:24

Assunto: [RIO-DX-GROUP] 2011 Golden Antenna Award - LABRE INDICA A ROER


A LABRE CENTRAL recebeu a alguns dias uma solicitação para indicar algun radioamador ou grupo que tivesse executado algum trabalho que elevasse o nome do radioamdorismo.

Fomos procurados pelo BETO PT7YV através do LUC PY8AZT, para que dessemos um breve relato de nosso trabalho a fim de subsidiar em reunião da LABRE Central para formalizar a nossa indcação

Hoje reecebi atravez do Beto, conforme abaixo, a efetivação da indicação da ROER - REDE DE OPERAÇÕES DE EMERGENCIA DE RADIOAMDORES para concorer ao 2011 Golden Antenna Award promovido pela DARC na Alemanha, com o trabalho executado no atendimento a catástrofe na região serrana do Rio de Janeiro,

Para nós membros da ROER, é uma honraria sem precedentes, e independente do resultado final da premiação que acontecerá na Alemanha no fim de Agosto, ser indicado pela nossa LABRE ao meio de outros tantos trabalhos, já é um prêmio e um grande incentivo para que continuemos nosso trabalho focado na formaçõ de nossos membros, da criação de novos membros e novos radioamdores, preparando a REDE para que um dia se for necessário atuarmos novamente teremos ainda mais preparo para que possamos elevar ainda mais o bom nome do radioamadorismo nacioanal junto a população e autoridades, essa indicação é mais um combustível para rodarmos mais alguns kilometros na direção da educação.

Gostaria de deixar aqui exposto nosso agradecemento a LABRE CENTRAL, por esta lembrança, agradecer ao Luciano PY8AZT , pela força e ajuda na confecção dos textos de indicação, e ao Beto PT7YV por todo o trabalho efetuado para que isso se torna-se realidade.

Logico que não pderia esquecer ao time da ROER que incansávelmente em janeiro estivemos juntos em varios dias e noites mutas delas em claro, trabalhando pela comunicação de emergência, para levar um alento aos sinistrados, ajudar a chegar uma mão amiga, um afago, um conbertor ou uma lata de leite..... Nós que estivemos no meio do sofrimento sabemos que o nossa grande recompensa pelo trabalho já foi dada no sorriso de um pequeno, em uma vida salva das muitas perdidas ao meio da lama e destruição.

Hoje recebemos com muita felicidade este reconhecimento pela nossa instuição representativa, reconhecimento este que vem trazer não só esta materialização de o dever ter sido cumprido em nome dos radioamdores, mais sim que estamos no caminho certo, com o caminho da formação, treinamento e da educação de nossos Membros, afinal não somos somente um grupo de pessoas querendo servir para aparecer mais sim aparecendo para servir.

AVANTE ROER!!!!

muito obrigado

73"s

Fábio

PY1ZV

LABRE-DF RECONHECE E INDICA A R.O.E. A CONCORRER A PREMIO NA ALEMANHA



From: Francisco Jose de Queiroz
Date: 2011/6/29
Subject: Re: HAM AWARD
To: juerriens@stad-badbentheim.de, dc9xu@darc.de
Cc: Gustavo de Faria Franco , BETO - PT7YV , Francisco Ricardo Favilla , pt2op@hotmail.com




Dear Sirs,

Greetings.

In answer your e-mail the LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissao nominate the ROER and their ham radio operators for the 2011 Golden Antenna Award, with the description of achievement of their action as you can see in the following description:

" Golden Antenna Award Nomination - On 2010, a small ham radio operators group team up to develop an Emergency Network Suport for eventual casualities in Montainous Region of State of Rio de Janeiro, Brasil. They stated the effort as ROER - Ham Radio Emergency Operations Network.

During 2010, they offered to ham radio operators volunteers courses and training for take actions on emergency situations.

They didn't know, but their region would be severely battered by a series of floods and mudslides that took place in January 2011.

A series of floods and mudslides took place in January 2011 in several towns of the Montainous Region (Regiao Serrana), in the Brazilian state of Rio de Janeiro.

Casualities ocurred in the cities of Nova Friburgo, Teresopolis, Petropolis, Sumidouro and Sao Jose do Vale do Rio Preto. The floods caused at least 903 deats, including 424 in Nova Friburgo and 378 in Teresopolis.

ROER was active from the very beginning of the catastrophe on the cities Petropolis, Sumidouro and Sao Jose do Vale do Rio Preto.

A team of 27 ham radio operators worked together to bring communication forth and back in synergy with official authorities to a vast area affected.

The ROER Emergency network was the only communication resource to reach remote rural area on a decisive moment to safe lives aftermath the floods.

On the following days, the ROER Operators continued to support official authorities on rescue mission and collecting info about critical situations.

Many families were isolated and ROER's field operators with their own mobile station could report authorities where the water and food resouce should be sent first.

Some operator had worked oveer 24h shifts without sleep, showing commitment and solidarity for those had lost everything on the catastrophe in Mountainous Region of Rio de Janeiro.

For the vitalnemergency support played on floods and mudslides in January 2011 in Mountainous Region of Rio de Janeiro, LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissao (Brazilian Radio Amateur League) - is proud to nominate ROER and their ham radio operators for the 2011 Golden Antenna Award.

Gustavo de Faria Franco - PT2ADM - LABRE's President."

Ai vai a tradução do texto

Prezados Senhores,

Saudações.

Em resposta seu e-mail a LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão nomear o Roer e seus operadores de rádio amador para o Prêmio Antena de Ouro 2011, com a descrição de realização de sua ação como você pode ver na seguinte descrição:

"Nomeação Prémio de Ouro da antena -.

Em 2010, um pequeno rádio de presente a equipe de operadores de grupo por desenvolver um Suporte a Rede de Emergência para casualidades eventuais na Região Montanhosa do Estado do Rio de Janeiro, Brasil Afirmaram o esforço da Roer - Rádio Ham Emergency Network Operations (REDE DE OPERAÇÃOES DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES .

Em 2010, eles ofereceram para os operadores de rádio voluntários cursos e treinamento para tomar medidas em situações de emergência. Eles não sabiam, mas sua região seria severamente abalada por uma série de inundações e deslizamentos de terra que ocorreu em janeiro de 2011.

Uma série de inundações e deslizamentos de terra ocorreu em janeiro de 2011 em várias cidades da Região Montanhosa (Região Serrana), no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Casualidades ocorreram nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

As cheias causaram pelo menos 903 mortes, incluindo 424 em Nova Friburgo e 378 em Teresópolis.

A Roer estava ativa desde o início da catástrofe na cidade dePetrópolis , Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

Uma equipe de 27 operadores de rádio amador trabalharam juntos para trazer a comunicação frente e para trás em sinergia com as autoridades oficiais para uma vasta área afetada.

A rede de emergência Roer foi o recurso de comunicação apenas para chegar à área rural remota em um momento decisivo para a vida segura rescaldo das cheias.

Nos dias seguintes, os Operadores Roer continuaram a apoiar as autoridades oficiais em missão de resgate e coleta de informações sobre situações críticas.

Muitas famílias foram isoladas e operadores Roer do campo com sua própria estação móvel puderam informar as autoridades, onde a água e resouce alimentos devem ser enviados em primeiro lugar.

Alguns operadores tinhão trabalhado oveer um turno de 24h sem dormir, mostrando compromisso e solidariedade para aqueles que tinham perdido tudo sobre a catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Pelo apoio vital na emergencia jogado em inundações e deslizamentos de terra em janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Brazilian Radio Amateur League) - orgulha-se de nomear Roer e seus operadores de rádio amador para o 2011 de Ouro Prêmio antena.

Gustavo de Faria Franco - PT2ADM - Presidente da LABRE ".

ANIVERSÁRIO DE PY 1 RJ MARCIO




PARABENS E FELICIDADES PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO

PAZ, SAUDE E PROSPERIDADE.

junho 27, 2011

BOMBA NO RADIOAMADORISMO CARIOCA






A ACUSAÇÃO
----------

------ Original Message -----

From: Vitor Vidal

To: py1ibm@ig.com.br

Sent: Monday, June 20, 2011 12:47 PM

Subject: Fwd: FW: O Hacker do APRS.

--------- Mensagem encaminhada ----------

De: Marcelo Freire

Data: 20 de junho de 2011 12:33

Assunto: FW: O Hacker do APRS.

Para: vitorvidal.rj@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------

From: pu1xjn@gmail.com

To: ;

Subject: O Hacker do APRS.

Date: Sun, 19 Jun 2011 11:21:18 -0300


Repassando com autorização do remetente.


O Hacker do APRS.


Meus caros.

Venho tomar o tempo de vocês, pensei em botar uma pedra em cima disso, mas como ainda vejo a persistência do hacker, e por ser um assunto que eu considero grave.

Eu não sei se vocês perceberam, ou se esta acontecendo com vocês, mas algumas estações estão caindo do servidor t2brazil e do ibrasil com freqüência. (ibrazil já solucionado).

Isso também ocorria comigo e eu pensava que fosse meu provedor de Internet.

Só que eu tenho três provedores e todos os três acontecia a mesma coisa.

Como o t2brazil esta nos USA e o iBrasil em São Paulo, eu estranhei os dois servidores estarem com o mesmo problema. Foi quando passei a receber reclamações de usuários.

Eu desconfiei de uma possível invasão nos servidores por dois motivos:

Primeiro, por que não faz muito tempo, eu mandei um e-mail para vocês alertando de um software em Java conectado a porta 14579 e que estava tentando fazer estouro de buffer no servidor, ou seja, se conectava progressivamente a cada um minuto com o mesmo programa.

Segundo, por que existe uma falha na construção do servidor.

Mesmo sem ter indicativo ou sem o validation number, a pessoa consegue se conectar e a única limitação é não ter tráfego da rede. Porém, para um hacker, basta estar conectado a porta mesmo sendo porta pública para fazer um estrago.

Ao comentar com um amigo nosso, que eu quero privá-lo em não expor o seu nome, descobrimos após investigações não oficiais que o intruso é do Rio de Janeiro, mas precisamente do CPD no Hospital do Câncer no bairro Santo Cristo.

Coincidentemente antigo trabalho do Sales PY1IBM.

O intruso hacker aparentemente passou a não mostrar mais a sua faceta quando o seu provedor de Internet o alertou para os fatos de que a Policia Federal estava recolhendo informações dele.

Como vocês sabem, invasão de sistema é considerado crime de informática.

Eu levo a sério este trabalho de suporte a Rede APRS Brasil, portanto tudo o que acontece na rede eu estou ciente. Nada truncado passa sem que eu tome conhecimento.

Quando começaram as quedas dos usuários no servidor, eu contatei o meu amigo e monitoramos a porta 14579 e a 14580 e descobrimos um IP de uma maquina que não era usuário, mas lá estava conectado por invasão a uma porta pública livre de firewall a 14579.

Ao detectarmos o invasor, bloqueamos no firewall nos dois servidores o IP que aparecia em log e que desconectava os usuários pelos IPs.

Curiosamente ao bloquearmos o IP invasor, percebi que a estação PY1IBM do Sales saiu da rede APRS e não voltou mais.

Dois dias após termos tomados essas providências o Sales me telefonou dizendo que o IP fixo que ele usa não estava mais se conectando nos dois servidores.

Foi quando o jacaré botou a cabeça para fora da água.

Portanto sem mais tomar o tempo de vocês eu informo que a pessoa que esta prejudicando a Rede APRS Brasil, baseado em provas documentais e os fatos aqui apresentados é o radioamador Sales PY1IBM, acredito que ele não está sozinho nisso, ontem vi um antigo criador de caso, afastado do APRS e que surgiu da lama e apareceu no Mapa do Sudeste.

Eu não tenho nada pessoal contra o companheiro, recentemente eu subi a serra do Pico do Couto nas instalações da Aeronáutica (meu batente) por livre e espontânea vontade e reativei, sem pedirem a minha ajuda, a PY1AMR-15 que estava fora dor ar há mais de 1 ano, pertencente a ONG que o Sales preside, e no qual eu não faço parte da sua gestão.

Eu substitui o equipamento queimado por um radio de minha propriedade, no intuito de favorecer os radioamadores do Rio de Janeiro e os visitantes que trafegam com suas estações móveis.


Eu não vou dizer o que eu penso disso tudo, em respeito aos possíveis simpáticos ou amigos do Sales, porém tudo o que eu escrevi aqui, foi uma investigação que tomou tempo precioso de profissionais, para gerar provas, e muito desgaste.


Eu tive o maior cuidado em não correr o risco de acusar sem ter provas, em algo que considero muito grave.

Agradeço sua atenção.

Bom final de semana.



Eudoxio PY1EU

T2brazil & iBrazil.


A DEFESA
--------


De: Sales Morenno (py1ibm@ig.com.br)

Enviada: terça-feira, 28 de junho de 2011 02:33:55

Para: radioamadorismo carioca(pu1ptz@hotmail.com)


Srs. , é sabido que circula por e-mail , uma acusação de que eu PY1IBM Sales estou invadindo servidor de Aprs de um radioamador , quero dizer que apesar de não me sentir na obrigação de esclarecer boatos deste tipo.

Pois meu tempo é muito precioso , e já que estou a 4 meses me recuperando de uma acidente , e estar com limitações físicas.

Dados que divergem da denuncia apresentado , ocupo meu tempo com coisa mais importante , que invadir maquinas de radioamador , quero aqui deixar claro , que no APRS o qual sou o pioneiro no RJ , já mais tomei qualquer atitude de invasão bem como trazer qualquer transtorno a rede , mesmo na época em que eu e mais outros radioamadores do Brasil encontrava-se na lista negra ou seja lista declarado pelo administrador do sistema conhecida pelo nome de Exclude.

Mais sim sempre usei o APRS como simples usuário , como qualquer um pode fazer , seja usando servidores no Brasil ou no Exterior.

Não sei o que levou ao colega fazer tal acusação , já que o mesmo falava diariamente comigo por nextel , telefone e etc. . e o qual sempre respeitei como um dos maiores colaboradores do APRS do Brasil. mais vai entender o que passa na cabeça do ser Humano.

O que mais me impressionou , foi verificar que existem em nosso meio radioamadores de renome , que se presta ao papel de encaminha o tal e-mail sem se quer apurar ou já que não tem obrigação de apurar , acho que também não se dar o direito de propagar e-mail dos quais assuntos não dominam , salvo os radioamadores que realmente praticam tais modalidades no caso APRS.

Isso me leva a crê que esses radioamadores não dispõe de nenhuma ética , a bem da verdade já é querer muito em nosso meio.

Pois pessoais que realmente me conhecem já mais se prestaria a fazer uma papel deste.

Bem Srs. não vou me alongar porque o assunto para me é irrelevante sendo assim coloco a disposição de qualquer um ou qualquer órgão meus dados para que oficialmente façam as devidas averiguações e possa dirimir qualquer duvidas.


Sales PY1IBM


O RADIOAMADORISMO CARIOCA NAO TEM PARTIDO, PUBLICAMOS A VERDADE PARA ESCLARECIMENTOS DOS COLEGAS DO RADIOAMADORISMO.

junho 26, 2011

ANIVERSARIO DE PY 1 DD WALTER





PARABENS PELA PASSAGEM DE MAIS UM "NIVER" DOS COLEGAS DO RADIOAMADORISMO CARIOCA

DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E TRAFICO ILICITO DE DROGA



Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.

Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas.

A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Esta convenção fornece medidas detalhadas contra o tráfico de drogas, incluindo: provisões contra a lavagem do dinheiro; contra o desvio de precursores químicos; provê apoio logístico para a cooperação internacional na extradição de traficantes, entregas e transferência controladas de produtos.

Tais medidas dão suporte ao compromisso mundial de combate ao crime transnacional ratificado pela Declaração do Milênio.

Informa que o comércio mundial de drogas movimenta cerca de US$ 322 bilhões por ano e que no Brasil houve um crescimento do consumo, contrariando a tendência mundial de estabilização.


DIA DAS NAÇÕES UNIDAS, APOIO AS VITIMAS DE TORTURAS

junho 25, 2011

25 DE JUNHO - 101 ANOS DE JACQUES YVES COUSTEAU




Jacques Yves Cousteau
Nascido 11 de junho de 1910
Saint-André-de-Cubzac
França
Morreu 25 Junho de 1997
Com 87 anos de idade
Paris, França

Jacques-Yves Cousteau, ou Jacques Cousteau, em portugues, foi um oficial naval

francês, capitão de corveta, oceanografo, explorador , ecologista, cineasta,

inovador, cientista, fotógrafo, radioamador, autor e pesquisador que estudou o mar

e todas as formas de vida na agua.

A HOMENAGEM DOS RADIOAMADORES CARIOCAS

junho 22, 2011

ESTAÇÃO INVERNO



ESTAÇÃO INVERNO

Juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano.

Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano:

Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul.

O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.

As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra.

O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas.

O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.

Começou hoje as 14.36 minutos, hora da capital federal (brasilia) no dia 21 de junho de 2011.

Nas regiões frias, o inverno está associado à neve.

O inverno é a estação mais fria das quatro estações do ano nos climas temperados.

O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral".

O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério.

O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério.

O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas.

Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes.

Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica.

Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.

Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério sul.

Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.

junho 21, 2011

NOVA REPETIDORA EM 147.270 Mhz - ALTISSIMO DA CALEDONIA



De: MÁRCIO PY1RJ (py1rj@hotmail.com)

Enviada: terça-feira, 21 de junho de 2011 07:11:34

Para: PU1PTZ@HOTMAIL.COM


Bom dia meu Amigo,

Este e-mail que estou te enviando é para revelar quem são as pessoas que verdadeiramente estão por trás desta magnifica repetidora.

Por isso quero expressar meus parabéns ao GRÊMIO DE RADIOAMADORES ESCOTEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.


MÁRCIO - PY1RJ

Amateur Radio Station

Grid Locator - GG87me

São Gonçalo – RJ

Diretor de Radioamadorismo e Ensino,

Diretor de Concurso da Labre-RJ

Aplicador de provas de Telegrafia

http://www.labre-rj.org.br/

Web Site: http://py1rj.blogspot.com/

http://www.qrz.com/db/PY1RJ

http://www.hambrasil.com.br/py1rj



--------------------------------------------------------------------------------

Date: Fri, 17 Jun 2011 19:02:18 -0300

Subject: REPETIDORA DE FRIBURGO

From: flaviocampell@ig.com.br

To: py1rj@hotmail.com

Márcio

Obrigado pelas palavras.

A repetidora do Altíssimo Caledônia que opera na frequência de 147.270 Mhz esta registradas em nome do Grêmio de Radioamadores Escoteiros cujo seus membros são devidamente registrados na União dos Escoteiros do Brasil em diversos grupos de nosso estado,logo são todos integrantes da instituição,tendo como responsável junto ANATEL Flavio Campello PY 1 NDK.

Relaciono abaixo os nomes da equipe que instalou a repetidora no último dia 11 de Junho:

André Gula - Grupo Escoteiro Anchieta de Nova Friburgo

Luiz Sérgio- radioamador PU1LOY membro do grupo 66º Ninho das Aguias de Marica

Flavio Campello radioamador PY 1 NDK membro do Grupo 66º Ninho das Aguias de Marica
Colaboração

Martha Maldonado PU1 MBM membro do grupo 66º Ninho das Aguias Marica, alem de vários jovens do grupo de Friburgo que nos ajudarão subir com o material.

Não tivemos participações de outros radioamadores tanto na parte administrativa como no ato da instalação,estando você Márcio autorizado por mim a fazer a devida divulgação desse e-mail caso haja necessário sendo de sua vontade.

abraço

GRÊMIO DE RADIOAMADORES ESCOTEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Flavio Campello - Presidente

PY1 NDK

junho 20, 2011

VEJA O CALENDARIO DE PROVAS DA LABRE/ANATEL




LABRE - RJ
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Rio de Janeiro
Av Treze de Maio, 13 Sala 2013, 20º andar - CEP 20031-901 Centro, Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2215-3027 das 14h às 17h - E-mail: py1aa@labre-rj.org.br
Caixa Postal 58, CEP 20010-974, Rio de Janeiro - RJ


Calendário de Exames para Ingresso e Promoção

Para se inscrever nas provas realizadas pela Labre/Anatel você deverá estar inscrito no site da ANATEL.

Atenção, você deverá estar sem débitos junto a Anatel, para que possa fazer a prova.

Ano 2011

Mês Data Cidade Local Horário Classes Vagas Inscrições Obs

Janeiro 26 Rio de Janeiro Anatel 13:30 A e C 20 Anatel Realizada

Fevereiro 9 Rio de Janeiro UEB 14:00 A e C 25 Labre Realizada

Fevereiro 9 Rio de Janeiro UEB 15:00 B 4 Labre Reaizada

Março 11 Rio de Janeiro Anatel 13:30 A e C 20 Anatel Realizada

Abril 13 Rio de Janeiro UEB 13:30 C 25 Labre Realizada

Abril 13 Rio de Janeiro UEB 15:00 A,B e C 21 Labre Realizada

Maio 04 Macaé Macaé 15:00 C 1 Labre Realiz.-

banca Especial

Maio 05 Macaé Macaé 8:30 C 25 Labre Realizada

Maio 05 Macaé Macaé 09:30 A,B e C 24 Labre Realizada

Maio 18 Rio de Janeiro Anatel 13:30 A e C 20 Anatel Realizada

Junho 08 Rio de Janeiro UEB 13:15 C 25 Labre Realizada

Junho 08 Rio de Janeiro UEB 15:00 A,B e C 26 Labre Realizada

Junho 30 S.J da Barra CIEP 14:00 A,B e C 25 Labre Agenda Lotada

Julho

Agosto 10 Rio de Janeiro U.E.B 13:30 A,B e C LABRE

Setembro

Outubro 05 Rio de Janeiro UEB 13:30 A,B e C Labre

Novembro 09 Rio de Janeiro UEB 13:30 A,B e C Labre

Dezembro

● UEB - União dos Escoteiros do Brasil, Rua Rodrigo Silva 18 - 7°andar, auditório, Centro, Rio de Janeiro/RJ;

● Anatel - Praça XV de Novembro 20 - 10º andar, auditório, Centro, Rio de Janeiro/RJ;

● Macaé - Rua Aloísio da Silva Gomes 50 FUNEMAC, Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ.

● S.J da Barra - Rua Barão de Barcelos s/n CIEP Prof. Gladys Teixeira, Centro, São João da Barra/RJ.

VISITE E INSCREVA-SE NO SITE:

WWW.LABRE-RJ.ORG.BR/CALENDARIO.HTM

COLEGA,NAO VIVA NA CLANDESTINIDADE, O UNICO PREJUDICO SERA VOCE.


@pu1ptz

junho 15, 2011

ECLIPSE LUNAR COMEÇOU AS 17 HORAS




Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu.

Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.

É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre o sol nesse caso.

Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital.

Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

Esquema mostrando a posição dos astros durante um eclipse lunar.

Inclinação do plano da órbita lunar em relação ao plano da órbita terrestre.

O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia pois ela precisa estar atrás da Terra, do ponto de vista de um observador no Sol.

Como o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita que a Terra realiza ao redor do Sol, nem todas as fases de Lua cheia levam a ocorrência do eclipse.

Relação da passagem da lua pelos seus nodos e a ocorrência de eclipses lunares e solares.

O eclipse ocorre sempre que a fase de Lua cheia coincide com a passagem da Lua pelo plano da órbita da Terra.

Este ponto onde a órbita da Lua se encontra com o plano da órbita da Terra chama-se nodo orbital.

O nodo pode ser classificado como ascendente ou descendente, de acordo com a direção que a lua cruza o plano.

Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.

INCRIVEL...SOMENTE AQUI NO BRASIL

clik com o mause esquerdo para ampliar a foto




E ai...o que vais querer,



Pau na frente ou pau atraz ?????




OBS: RECEBI POR EMAIL

junho 14, 2011

MFJ - 1026 CANCELADOR DE RUIDOS / CANCELADOR DE EMISSORAS INDESEJADAS



De: Jose Fernando PP6PP (pp6pp@ig.com.br)

Enviada: terça-feira, 14 de junho de 2011 12:27:15

Para:

Cco: pu1ptz@hotmail.com


MFJ-1026
Cancelador de ruídos e interferências e também
Faseador / cancelador de emissoras indesejadas

Usando o MFJ-1026 para cancelar interferências !

O Faseador é uma ferramenta indispensável tanto no shack como em dxpeditions.

Seu uso é altamente recomendado na prática da radioescuta e aos adeptos do Dxismo bem como para uso também no radioamadorismo. O MFJ-1026 é capaz de cancelar a maioria dos ruídos elétricos interferentes tão comum hoje em dia nas grandes cidades.

Interferências estas que em alguns casos tem até mesmo impedido os aficcionados de praticarem seus respectivos hobbys, fazendo com que alguns até mesmo abandone ou se afastem temporariamente somente pela frustração de não conseguir ouvir nada além do QRM ou QRN.

Com o avanço das novas tecnologias, em resultado disso tudo, temos hoje a nossa volta centenas e milhares de equipamentos eletrônicos ligados gerando enormes interferências, algumas delas tão fortes que chegam a várias centenas de metros da sua origem.

Quem mora em um condomínio vertical ou até mesmo horizontal sabe bem o que é isso, e mesmo os que moram em casas fora de condomínios sofrem com algum tipo de interferência. Dentre estas se destacam como principais fontes de interferência:

Lampadas e reatores fluorescentes

Carregadores de bateria e de celular

Aparelhos de TV ( inclusive as plasmas )

Modens ADSL e TV a cabo

Fontes Chaveadas

Transformadores de alta tensão...

Monitores de vídeo e computadores

Sistemas de freio eletrônico de protões automáticos e elevadores

E etc... etc... etc...

Agradecido por ler.

Moreira
PR 7 YY

PP 6 PP FERNANDO
VALOR: R$ 600,00 (sem frete)

junho 09, 2011

VULÇÃO EM NOVA IGUAÇU/ RJ - INST.NAC. DE GEOLOGIA



COMPLEXO DE MEDANHA E GERICINO



SERRA DO MEDANHA


Vulcão de Nova Iguaçu

Mapa de localidade da ocorrência de rochas vulcânicas, Município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, Brasil

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

A partir de 2004 até 2008, esta hipótese foi discutida em comunidades científicas de geologia entre os grupos a favor e contra, sendo uma questão em aberto.

Em 1980, Viktor Carvalho Klein e André Calixo Vieira, propuseram um vulcão extinto com cone vulcânico, cratera vulcânica e bomba vulcânica em Nova Iguaçu.

A partir de 2004, a mídia divulgou esta hipótese, resultando um fenômeno social.

Ocorreu também um movimento para registrar o Parque Municipal de Nova Iguaçu à UNESCO como o "Geoparque do Vulcão de Nova Iguaçu".

Entretanto, a partir de 2006 as publicações em periódicos científicos de autoria de Akihisa Motoki, Rodrigo Soares, Susanna Eleonora Sichel, José Ribeiro Aires, etc. em periódicos científicos revelaram que as rochas com aparência de origem eruptiva são, de fato, constituintes de corpos intrusivos subvulcânicos, demonstrando inexistência de cratera, cone, bomba vulcânica, lava e fluxo piroclástico e, consequente inexistência do referido vulcão extinto.

Até 2009, nas comunidades acadêmicas as discussões acima citadas foram concluídas com a inexistência do Vulcão de Nova Iguaçu.

Foram publicados em periódicos científicos qualificados cinco artigos com a opinião contra e zero artigo com a opinião a favor da hipótese do existência do suposto edifício vulcânico.

Havia erupções vulcânicas explosivas nesta região, com provável formação de edifícios vulcânicos na superfície daquele tempo, entretanto o intenso evento posterior de soerguimento regional e denudação eliminaram completamente a morfologia e os depósitos eruptivos daquele tempo, expondo a estrutura subterrânea na superfície atual.

Os corpos geológicos presentes no Parque Municipal de Nova Iguaçu constituíam câmara magmática e condutos subvulcânicos por 3 km de profundidade no tempo das erupções.

Esses são raros exemplos geológicos do mundo que expõem estruturas subvulcânica.

Por outro lado, o mito do vulcão ainda continua em nível popular, especialmente em grupos de promoções turísticas.

A de em questão está presente no município de Nova Iguaçu, a cerca de 35 km ao oeste-noroeste da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. No flanco nordeste do maciço Mendanha, a cerca de 2 km ao sul-sudeste da Estação Nova Iguaçu de trem, ocorre um vale de forma de ferradura aberto ao norte.

Sua cabeceira tem forma semi-arredondada, aproximadamente 700 m segundo E-W, 800 m segundo N-S, com profundidade de 180 m, cujo centro situa-se em S22°46’25", W43°28’5".

Ao longo dessa área, ocorrem picos de altitude superior a 400 m, tais como Pedra da Contenda, Pedra Austral, Pedra do Confeito e Pico do Contento. Esses picos expõem rochas compostas de agregação de fragmentos, denominadas rochas piroclásticas, que são originadas de explosões vulcânicas.

Proposta da hipótese do Vulcão de Nova IguaçuA hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu foi proposta por geólogos Viktor Carvalho Klein e André Calixo Vieira em 1980, baseada na ocorrência de rochas piroclásticas, inclusive bomba vulcânica, considerando as rochas piroclásticos como depósitos de fluxo piroclástico que constituem um "completo edifício vulcânico extraordinariamente bem preservado".

Foi concluída com base nesses trabalhos, uma tese de doutorado.

A bomba de crosta-de-pão foi um destaque dos trabalhos de Klein e seus co-autores.

Foi apresentada, também, uma cartilha de guia para excursão geológica.

Entretanto, as opiniões acima citadas não foram publicadas em periódicos científicos, portanto a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu não chegou a transformar em uma teoria científica aceita nas comunidades acadêmicas.

No início do século XXI, foram realizados os estudos geológicos relativos à hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu por um outro grupo de pesquisa, composto dos geólogos de múltiplas instituições, tais com Mauro Geraldes, Ana Maria Netto, Diana Ragatky e Lílian Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sergio Valente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Edson Mello da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Felipe Medeiros, e André Ghizi do Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), etc.

Os membros deste grupo propuseram a presença da cratera vulcânica, o que era comentada oralmente por Vieira.

Divulgação científica

Em 2004, o DRM-RJ começou uma campanha de divulgação científica da geologia de Nova Iguaçu, com atenção especial do Parque Municipal, com o objetivo de transformação da linguagem científica em popular.

Como uma parte do projeto "Caminhos Geológicos", foram instaladas placas explicativas da geologia local em pontos estratégicos da hipótese do vulcão. As mesmas matérias estão expostas na homepage do DRM-RJ.

Essas informações, especialmente a cratera vulcânica, foram bem recebidos por os grupos de promoções turísticos, sendo que, o vulcão com a cratera começou a ser acreditada pelo público em geral.

Fenômenos sociais

A partir de 2004, a mídia como a Rede Globo e a Folha de São Paulo divulgaram a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu, com base na entrevista de um geólogo idealizador do vulcão.

As entrevistas afirmaram que a estrutura geológica de Nova Iguaçu é o "único vulcão existente do Brasil" com "nítida morfologia da cratera" vulcânica e do cone vulcânico.

Paralelamente, foram realizadas as palestras em CREA-RJ e DRM-RJ.

Os conteúdos foram retransmitidos por fontes não científicas, tais como a homepage da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, da Prefeitura de Mesquita, o município vizinho.

Sob essa influência, o Topshopping Nova Iguaçu realizou a Exposição Vulcão.

Tribunal da Conta do Estado do Rio de Janeiro declarou a suposta cratera vulcânica como uma atração turística natural de Nova Iguaçu e de Mesquita.

Essas fontes não acadêmicas tinham um interesse especial da cratera vulcânica, comentando o período eruptivo extremamente longo, iniciando-se em 72 milhões de anos atrás e terminando em 40 milhões de anos atrás.

Entretanto, essas idades não têm sustentação por datações geocronológicas, sendo controversas com o trabalho de Smith e seus co-autores, que foi publicado em 2001.

No início do ano 2005, a Folha de São Paulo divulgou que a mineração da Pedreira Vigné estaria destruindo o único vulcão intacto no país, devastando a nítida morfologia da cratera.

Essa informação foi reproduzida imediatamente por CPRM, MTC, SBPC, FUNDEP, FAPERJ e Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu.

Foi entregue ao Ministério Público, uma denúncia do mesmo conteúdo requerendo a interdição da pedreira. Este processo motivou a realização do projeto TAC (instrumento dos termos de ajustamento de conduta aplicados a empreendimentos minerais no estado do Rio de Janeiro).

O relatório final escrito por Valente e seus co-autores em 2005 afirmou presença do edifício vulcânico, porém negou a cratera vulcânica, recomendando a reabertura da mineração com escala reduzida.

Nesta época, a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu expandiu, tornando-se um fenômeno social e, foram realizados diversos eventos de atividades turísticas, comerciais, artísticas, administrativas e educativas.

Esses todos foram baseados na crença incondicional da hipótese do vulcão extinto com a cratera vulcânica como se fosse uma teoria cientificamente estabelecida.

A educação ambiental foi um grande destaque regional.

Na cidade de Nova Iguaçu, apareceram as placas sinalizadoras de transito que indicam o vulcão.

Ocorreu a tentativa de registrar o Parque Municipal de Nova Iguaçu à UNESCO como "Geoparque do Vulcão de Nova Iguaçu".

As apresentações em eventos científicos e a homepage do DRM-RJ chamaram desde já o Parque Municipal como o Geoparque.

Certos jornais, tais como Clipping UERJ, UERJ em Dia, Jornal do Brasil, Jornal Saber Ciência, 2005 e Gaspet SC, informaram com base na entrevistas de um outro geólogo idealizador do vulcão que a UERJ está pesquisando junto com o Petrobrás as jazidas do petróleo através do Vulcão de Nova Iguaçu, investindo um milhão de dólares em dois anos.

Novas pesquisas científicasAo contrário do ardente fenômeno social, as comunidades científicas mantiveram uma atitude prudente.

Os artigos a favor da hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu não foram publicados em periódico científico qualificados.

Além disso, surgia a opinião contra à hipótese do vulcão desde a época auge do fenômeno social.

O grupo de geólogos Akihisa Motoki, Rodrigo Soares, Marcela Lobato e Giannis Petrakis da UERJ, Susanna Sichel da UFF, José Ribeiro Aires do Petrobrás, Ana Maria Netto da UFRJ, apresentaram que a geologia e a morfologia de Nova Iguaçu são incompatíveis com o modelo do vulcão.

O argumento principal foi a rocha constituinte principal do maciço Mendanha, álcali sienito e nefelina sienito, que são rochas plutônicas formadas por resfriamento magmático por quilômetros de profundidade.

Esta profundidade é incompatível com o modelo do vulcão.

A opinião foi publicada, marcando o primeiro artigo científico da geologia de Nova Iguaçu.

Discussões geológicas

A partir de 2006, a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu foi discutida em eventos e artigos científicos. Os pontos principais de disputa foram:

1) cratera vulcânica; 2) cone vulcânico; 3) bomba vulcânica; 4) derrame de lava; 5) fluxo piroclástico; 6) nível de denudação regional.

Cratera vulcânica

A cratera vulcânica é definida geologicamente como sendo uma morfologia negativa circular formada por erupção explosiva.

A explosão vulcânica forma brecha com grandes clastos angulosos, que se encontra ao redor da cratera, denominada "brecha de explosão".

Segundo a hompage do DRM-RJ, a cratera situar-se-ia no vale de forma de ferradura aberta ao norte localizado cerca de 2 km ao sul da zona urbana.

Vieira e Klein em 2004 apresentaram o perfil segundo a direção norte-sul da suposta cratera, demonstrando o cone vulcânico proeminente. Entretanto, o mapa topográfico da área indica inexistência de tais características morfológicas.

A parede interna do vale não é sub-vertical, mas de ângulo suave de 15 a 20º, sendo comparável com os taludes formados pela erosão.

Klein e Vieira inferiram que a localidade da suposta cratera esteja constituída por aglomerado vulcânico, a brecha vulcânica com grandes clastos.

Entretanto, os trabalhos de Valente em 2005 e Motoki em 2007 revelaram que a rocha aí presente é traquito de textura maciça.

Esta observação geológica demonstra inexistência da cratera vulcânica em Nova Iguaçu.

Cone vulcânico

O cone vulcânico corresponde à morfologia positiva de forma cônica originada de acumulação de materiais eruptivos sólidos.

Vieira e Klein em 2004 apresentaram uma ilustração do cone vulcânico de 1.7 km de diâmetro na base, 250 m de altura relativa e 27º de ângulo do flanco.

Sendo assim, o cone destacar-se-ia proeminentemente no flanco nordeste do maciço Mendanha, sendo reconhecido a partir da cidade de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Duque de Caxias, o que, entretanto, não ocorre.

O mapa topográfico e imagens de satélite também não constam.

Bomba vulcânica

Um clasto grande incluído no aglomerado vulcânico em Klein-Klappe, Nova Iguaçu.

A existência do núcleo intacto maciço de trachito é incompatível com o modelo de bomba vulcânica

A bomba vulcânica é um tipo de fragmento essencial, ou seja originado de uma gota do magma, lançado a partir da cratera vulcânica em estado semi-sólido sendo altamente viscoso.

Portanto, observam-se indícios de vesiculação, expansão volumétrica e deformação plástica.

No caso do magma de alta viscosidade, tais como magma do andesito e dacito, a superfície consolidada do clasto se rompe por vesiculação e conseqüente expansão volumétrica.

Tal bomba é denominada bomba de crosta-de-pão.

O grupo de pesquisa de Valente em 2005 apresentou que mais de 50% dos clastos presentes no aglomerado vulcânico da Pedra de Contenda são bombas vulcânicas.

O grupo de Klein comentou possível presença de bomba de crosta-de-pão.

Entretanto, o grupo de Motoki em 2007 revelou que esses clastos não são porosos, mas sim, compostos de traquito maciço.

Além disso, não há indícios de deformação plástica.

A superfície alterada dos clastos com aparência porosa é atribuída à feição originada de intemperismo, denominada estrutura pseudovesicular.

Portanto, conclui-se que não há bomba vulcânica em Nova Iguaçu.

Derrame de lava

Os grupos de pesquisa de Geraldes e de Valente interpretaram o traquito desta área como constituinte de derrames de lava que cobriu a superfície erosiva da rocha sienítica.

Sendo assim, o traquito deveria ser mais jovem do que o sienito.

Entretanto, as observações no campo dos afloramentos de contato demonstram que o traquito é intrusivo no embasamento metamórfico é intrudido pelo sienito, formando um corpo intrusivo mais antigo do que o sienito.

Os trabalhos acima citados consideraram que o traquito fosse distribuído somente ao longo do vale da suposta cratera, com extensão horizontal de 2 km e espessura inferior a 100 m.

Entretanto, este corpo tem a extensão horizontal muito maior, em torno de 15 km, e ocorre desde o sopé até o topo do maciço Mendanha com diferença de altitude de 800 m.

Valente e seis co-autores em 2005, mostrou as ocorrências isoladas de fraturas hexagonais, com o diâmetro de 30 cm, como uma prova do derrame de lava traquítica.

Entretanto, o traquito em geral tem textura maciça, não havendo feições características de derrame de lava e domo de lava.

As disjunções hexagonais foram identificadas como disjunções colunares horizontais de diques traquíticos.

Essas observações geológicas indicam que o traquito é constituinte do um corpo intrusivo mais antigo do magmatismo alcalino félsico desta área, sendo impossível para ser os derrames de lava que cobrem o sienito.

Fluxo piroclástico

Esquema de obsrvação geológica do dique piroclástico do Poço das Cobras, Parque Municipal de Nova Iguaçu: Sa) álcali sienito; Bv) Brecha vulcânica; R) Córrego do Rio Dona Eugênia

A maioria dos trabalhos apresentado antes de 2006 interpretaram as rochas piroclásticas que ocorre na Pedra da Contenda e seus arredores como constituintes de fluxo piroclástico.

Esses autores apontaram a estrutura acamada como um importante argumento.

Entretanto, o grau de desenvolvimento e continuidade é muito baixo, sendo incompatíveis com os perfis de um fluxo piroclástico.

Por outro lado, as rochas piroclásticas presentes ao longo do Rio Dona Eugênia ocorrem como diques piroclásticos de largura métrica, apresentando posicionamento geológico subterrâneo como condutos e fissuras subvulcânicas.

Se as rochas piroclásticas fossem de fluxos piroclásticos, os depósitos deveriam estar presentes em uma ampla área da Baixada Fluminense, tais como Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Os depósitos piroclásticos soldados são resistentes à erosão, portanto facilmente identificados. Entretanto, não se encontram tais depósitos vulcânicas na Baixada Fluminense.

Este fato confirma que as rochas piroclásticas não são formadoras de fluxos piroclásticos.

Idade do magmatismo

Modelo geológico atual do Parque Municipal de Nova Iguaçu

A idade do magmatismo foi estimado primeiramente pela datação geocronológica pelo método K-Ar para o sienito por Sonoki e Garda em 1988 como sendo de 75 milhões anos atrás.

Entretanto, as datações recentes por um método mais confiável, Ar-Ar a laser-spot, realizadas por Smith e os co-autores em 2001, indicaram as idades de 67±1.5 e 61±0.2 milhões de anos atrás.

As datações Ar-Ar a laser-spot realizadas em 2006 por Valente e outros para rochas, sienito, traquito e lambrófiro, diferentes indicam idades próximas em torno de 59 milhões anos atrás.

As idades próximas para as três rochas são incompatíveis com o modelo do vulcão.

Portanto, estima-se que o magmatismo, inclusive as erupções vulcânicas, ocorreram em torno de 60 milhões de anos atrás. Por outro lado, certas fontes não acadêmicas divulgaram a idade de última erupção como sendo de 42 milhões, porém o fundamento científico desta idade não foi indicado.

Pesquisas geomorfológicasAo entrar no ano 2008, as publicações científicas em periódicos geológicos apresentaram novas evidências que apóia a inexistência do vulcão de Nova Iguaçu.

Conforme a opinião anterior, o Vulcão de Nova Iguaçu teria cerca de 1.7 km de diâmetro na base, 250 m de altura relativa e 27º de ângulo do flanco.

Entretanto, as pesquisas geomorfológicas com base na técnica de seppômen demonstraram que não há a morfologia compatível com o modelo de edifício vulcânico, não somente na localidade do suposto Vulcão de Nova Iguaçu, como também, em qualquer lugar dentro do maciço Mendanha.

Não se observam também as morfologias indicativas de domo de lava, fluxo de lava e fluxo piroclástico.

Forma e tamanho dos clastos

Os clastos de lapilli, brecha e aglomerados vulcânicas têm formas semi-arredondada e tamanho muito variável, sendo incompatíveis com materiais eruptivos depositados na superfície da Terra.

Não há seleção granulométrica de clastos e acamamento vulcânico de grande continuidade.

Ocorrem co-existência de clastos de tamanho 50 cm e milimétrico nos mesmos afloramentos.

As formas e os tamanhos dos clastos de brecha de Nova Iguaçu são similares a lag breccia e brecha de preenchimento de condutos vulcânicos, que são discordantes com a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu.

Conclusões científicas atuais

As pesquisas geológicas nos últimos anos e discussões científicas entre os grupos a favor e contra a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu estão chegando uma conclusão.

As publicações recentes nas comunidades acadêmicas vêm esclarecendo a inexistência da cratera, cone, bomba, lava e fluxo piroclástico, apontando os problemas dos modelos propostos pelos trabalhos anteriores um por um.

As pesquisas geomorfológicas também comprovaram a inexistência do suposto edifício vulcânico.

Diante a nova situação, os grupos que eram a favor da hipótese do vulcão estão mantendo silêncio.

Até o presente, não há publicação em periódicos científicos a favor da hipótese do vulcão, porém existem 5 publicações de conteúdos vulcanológicos com a opinião contra a hipótese do vulcão.

Os estudos geológicos de Nova Iguaçu estão chegando a um novo paradigma: Houve erupções vulcânicos nesta área há cerca de 60 milhões de anos, porém não há mais o edifício vulcânico preservado.

Os edifícios vulcânicos e depósitos eruptivos que estavam presente tinham sido elimiados completamente pelo soerguimento regional e conseqüente denudação nos últimos 60 milhões de anos.

Isto é, não existe o Vulcão de Nova Iguaçu. A exposição atual corresponde à estrutura subvulcânica de 3 km de profundidade da época de erupções.

Serra do Vulcão e Vulcão de Nova Iguaçu

Rampa de asa delta da Serra do Vulcão, foto em 13 de abril de 2006

Há uma confusão generalizada nas páginas de Internet entre "Serra do Vulcão" e "Vulcão de Nova Iguaçu".

Esses são duas localidades distintas.

A Serra do Vulcão é conhecida pela rampa de vôo livre e é situada na proximidade de Cabuçu, S22º47.07', W43º30.05', 885 m de altitude, cerca de 3.7 km ao oeste do suposto edifício vulcânico.

A Serra do Vulcão é um nome de fantasia, não havendo relação com as atividades vulcânicas em questão.

Este ponto é conhecido equivocadamente como a suposta cratera do Vulcão de Nova Iguaçu, ao sul de Nova Iguaçu, S26°46’25", W43°28’5", 240 m de altitude.


Entre a ciência e o mito

Conforme a explicação anterior, no momento do ano 2009 as pesquisas científicas apresentam a conclusão contra a hipótese do vulcão.

Não há edifício vulcânico chamado de "Vulcão de Nova Iguaçu".

A estrutura geológica atualmente exposta corresponde aos corpos intrusivos subvulcânicos.

A partir de 2006, a mídia não está mais divulgando a hipótese do vulcão e o fenômeno social está abaixando na sua intensidade.

Os grupos dos geólogos que estava a favor da hipóstese de vulcão estão atualmente inativos tanto em pesquisas científicas quanto em atividades sociais.

De acordo com a nova opinião científica, a geologia do Parque Municipal de Nova Iguaçu corresponde a um raro exemplo mundial da exposição de estrutura subterrânea na superfície atual, portanto o seu valor científico é internacional, sendo muito mais importante do que o próprio vulcão.

Até 2006, o projeto de tombamento de pontos de importância geológica como patrimônios científicos no Parque Municipal de Nova Iguaçu era baseada na hipótese do vulcão.

Entretanto, a partir de 2007 o projeto está mudando o seu rumo conforme o novo avanço da ciência geológica da região de Nova Iguaçu.

Apesar da existência da placa indicativa de "Geoparque" no Parque Municipal, o movimento para o registro como Geoparque à UNESCO não continuou.

Por outro lado, o mito do vulcão ainda continua pelo forte desejo popular, especialmente em grupos de promoções de turismo natural, independentemente dos resultados de pesquisas científicas.


OBS: ESPERAMOS QUE TENHOS RESPONDIDO AO SR.RICARDO PY1XZ DE CABO FRIO SOBRE A
A EXISTENCIA DO REFERIDO VULÇÃO EM NOVA IGUAÇU.

junho 08, 2011

COMPLEXO VULCANICO PUEYEHUE-CORÓN CAULLE NO SUL DO CHILE



FOTO DO SATELITE DO VULCAO PUEYEHUEM NO SUL DO CHILE




FOTO EM BARILOCHE AO CAIR DA TARDE



FOTO AO CAI DA NOITE EM BARILOCHE



RUA NA ARGENTINA - RUA TRELEW.....CAPITAL



RUAS DE BARILOCHE COM A POEIRA DO VULÇÃO



POPULACAO DE BARILOCHE COM MASCARAS CONTRA A NUVEM DE POEIRA



EM FRENTE AO HOTEL EM BARILOCHE A POEIRA VULCANICA VINDA DO CHILE



POEIRA VULCANICA EM BARILOCHE



POEIRA DO VULÇÃO CAI NA VARANDA DO HOTEL EM BARILOCHE

PELAS INFORMAÇÕES METEROLOGICAS ESTAS NUVENS PODEM CHEGAR ESTA QUARTA FEIRA DIA 08 DE JUNHO DE 2011 AO RIO GRANDE DO SUL.

junho 07, 2011

O RADIOAMDOR QUE NAO SERVE AO SEU SEMELAHANTE NÃO SERVE PARA VIVER







RADIOAMADOR NA HISTÓRIA


Terça-feira, 7 de junho de 2011 PY1 JN JOÃO NIESS


É COM GRANDE PESAR QUE RECEBI A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DO GRANDE AMIGO E COLEGA

RADIOAMADOR PY1JN NIESS COM SEU PASSAMENTO NO DIA 5 DE MARÇO DE 2011 ,E ASSIM PARTE

UM DOS ULTIMOS EDITORES DA REVISTA ANTENNA ELETRÔNICA POPULAR DA GERAÇÃO ANTIGA ,

ELE SEMPRE ESTAVA PRESENTE NOS ENCONTROS DE RADIO AMADORES REPRESENTANDO A ESTIMADA

REVISTA ELETRÔNICA POPULAR APAIXONADO POR CW ESTAVA SEMPRE PARTICIPANDO DE CONCURSOS

DE TELEGRAFIA , PESSOA DE OLHAR TRANQUILA AMIGO SIMPÁTICO EDUCADO SEMPRE COM A

CARINHA DE HUMILDADE COM ESSE SEU JEITO ME FEZ TER GRANDE ADMIRAÇÃO POR ELE E COM

ISSO ME FEZ TER CONTATO QUASE QUE SEMANALMENTE COM ELE POR TELEFONE NÃO O CONHECI

PESSOALMENTE MAIS COM PASSAR DOS ANOS PERDI O CONTATO ELE MUDOU DE RESIDÊNCIA E

NESSES DIAS ENVIEI UMA PERGUNTA NO BLOG DO COLEGA RADIOAMADOR ANTÔNIO GUAGLIARDI

PEDINDO INFORMAÇÕES DO NIESS E ASSIM RECEBI POR ELE A INFORMAÇÃO QUE ELE TINHA

PARTIDO PARA O LADO DE DEUS E A PARTIR DE HOJE ELE PASSOU A PRATICAR TELEGRAFIA LÁ

NO ANDAR DE CIMA A EMOÇÃO TOMOU CONTA DE MIM POIS SEMPRE ADMIREI O NIESS , É A LEI

DA VIDA , EU SEI QUE ELE FEZ A PARTE DELE AQUI NA TERRA E SEI DIZER QUE TODOS QUE O

CONHECERAM NÃO TEM O QUE DIZER DELE ALGUMA COISA ERRADA MAIS SIM SÓ COISAS BOAS DO

NIESS , VOU POSTAR UM DOS ULTIMOS CARTÕES QSL QUE RECEBI E TAMBÉM ALGUMAS FOTOS DO

SAUDOSO E ETERNO AMIGO PY1 JN JOÂO NIESS .

Postado por RADIOAMADOR E SÃO GABRIEL NA HISTÓRIA às 6/07/2011 10:50:00 AM


Caro Colega PY 3 PZ - Barbosa de São Gabriel - RGS

Prezado colega,

forte 73&/51

Nos meus 72 anos de existencia nunca deixei de atender solicitação venha de onde vier,
as vezes sou considerado pelos colegas de minha região, obsoleto e papa defundo ao relator acontecimentos como este do nosso querido PY 1 JN - JOAO NEISS....

Mas foi a forma que encontrei de ser util ao meu semelhante, tenho um lema que eu trouxe do CANAL DE SUEZ, ''QUEM NAO SERVIR AO SEU SEMELHANTE NAO SERVI PARA VIVER!!

Por isto sou RADIOMADOR, com muita honra.....

Saudações Labrianas, e Viva o Brasil,

PU1PTZ
ANTONIO GUAGLIARDI
RIO DE JANEIRO - CAPITAL

junho 06, 2011

72 ANOS COMEMORATIVO A LABRE / RJ




PY1AA

Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão - LABRE

P.O. BOX 58

RIO DE JANEIRO, RJ 20010-974,

Brazil

Lookups: 5677 Ham Member

Email: Login required to view QSL: PU1KGG

BiographyDetailNotes .


ESPECIAL ATIVAÇÃO
COMEMORAÇÃO DOS 72 ANOS LABRE-RJ




Para comemorar os 72 anos da LABRE-RJ, estaremos iniciando uma ativação especial, as 00:00 do dia 07 de junho de 2011. Conforme coordenadas abaixo:



Data: 07 de junho de 2011

QTR: 00:00 UTC

BANDAS: 10, 15, 20, 40, 80 e 2 METROS - CW/SSB

Indicativo: PY1AA

Chamada em SSB: CQ LABRE 72

Chamada em CW: CQ LABRE 72



CARTÃO QSL: Enviar um QSL para:

LABRE-RJ – Caixa Postal 58 – Cep: 20010-974

Rio de Janeiro – RJ



Obs: TNX QSL alusivo ao evento.



Site: http://www.qrz.com/db/py1aa

http://www.labre-rj.org.br

Email: py1aa@labre-rj.org.br

11 ENCONTRO DE RADIOAMADORES EM PONTA PORÃ






11º Encontro Internacional de Radioamadores

(29 a 31 JUL 2011)





PROGRAMAÇÃO GERAL

1) Dia 29/07/2011 (Sexta Feira) – Das 08:30 às 17:00 horas:

a) Recepção: As 08:30 horas terá início as atividades no Parque de Exposições Alcindo Pereira em Ponta Porã/MS, onde transcorrerá todo o evento. Recepção dos participantes e realização das Inscrições e identificações dos Radioamadores, Visitantes, Convidados, Acompanhantes e Autoridades.



b) Preço da Inscrição Individual: R$ 30,00 (trinta reais) com direito a todas as refeições e festividades do evento (bebidas serão cobradas a parte).



c) Programação Externa: Restante do dia livre para passeios e compras no comércio de Pedro Juan Caballero (Paraguay) / Ponta Porã (Brasil). Noite livre para visitas inclusive aos Cassinos da Cidade Paraguaia de Pedro Juan Caballero.

d) Jantar de Sexta-Feira: Será a cargo de cada inscrito e seus acompanhantes. A Coordenação do Evento não programou essa refeição a fim de facilitar o descanso, passeios e compras.


2) Dia 30/07/2011 (Sábado) – Das 08:30 às 17:00 horas:

a) Atividades Internas: Pela manhã continuará as atividades do evento nas dependências do Parque de Exposições de Ponta Porã/MS. No local ocorrerá confraternização entre os participantes, complementação das Inscrições e identificações dos Radioamadores, Visitantes, Convidados e Autoridades.



b) Café da Manhã e Almoço de Sábado: Será a cargo de cada inscrito e/ou acompanhantes. A Coordenação do Evento não programou essa refeição a fim de facilitar o descanso, passeios e compras.



c) Programação Externa: Horário livre das 08:30 até 18:00 horas para passeios, visitas, confraternizações e compras nos comércios locais (Ponta Porã e Pedro Juan Caballero).



d) Abertura Oficial do Evento: Solenidade de abertura oficial do evento ocorrerá às 20:00 horas no Parque de Exposição de Ponta Porã/MS.



e) Jantar de Confraternização: As 22:00 horas será servido um jantar de confraternização (Custo incluso no valor da Taxa de Inscrição / Convite – Bebidas a parte)



f) Baile com música ao Vivo: A partir das 23:00 horas será realizado um Baile com Música ao Vivo para todos os participantes.





3) Dia 31/07/2011 (Domingo) – Das 08:30 às 14:00 horas:

a) Café da Manhã: Será a cargo de cada inscrito, acompanhante ou convidado.



b) Visita Cultural: A partir das 08:30 horas será o deslocamento para Visita Cultural ao Parque Histórico de Antônio João (Local Administrado do Exército Brasileiro). As 11:00 horas a caravana retornará a Ponta Porã/MS.



c) Almoço com música ao vivo: Confraternização Geral a partir das 12:00 horas com delicioso Almoço e Músicas ao Vivo engrandecendo esse evento.



d) Encerramento Oficial: A partir das 14:00 horas as festividades serão finalizadas para facilitar deslocamentos e reorganização do local.



3) COMUNICADOS IMPORTANTES:

a) Informações e orientações gerais podem ser solicitadas aos integrantes da Comissão Organizadora:

=> DENIR – PT9DFD ou com FÁBIO

=> Fones: (0xx67) 9258-3877 (Denir) ou (0xx67) 3433-3326 (Fábio).

=> E-mails: pt9dfd@hotmail.com e jeanfabio-amigao@hotmail.com


b) A Comissão Organizadora informa que existirá no local, espaço destinado para:

- Estacionamento para carros + Barracas (camping) + Motor-Home

- Trailers e outros.



c) Relação de Hotéis para pernoites (Reservas a cargo de cada participante)

=> http://www.guiamais.com.br/busca/hotel-ponta+pora-ms (Linck)



d) Parque de Exposições Alcindo Pereira - Ponta Porã/MS (ícone anexo)

(BR- 463, próximo ao Aeroporto Internacional, com entrada pela Rua das Exposições).



A COMISSÃO ORGANIZADORA aguarda os amigos radioamadores (radioaficcionados) para mais uma Grande Confraternização e Comemoração do DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE – 20 JUL.

junho 05, 2011

NOTA DE FALECIMENTO - PP5SID




PP 5 SID - SIDNEI

RODADA TREM DAS ONZE

DESCANSE EM PAZ

QSL.DO CONTESTE PADRE LANDELL DE MOURA




PY1CML - Clube Militar da Lagoa - RJ

Estação de Radioamadorismo

Sairam os QSLs do CONTESTE

Depois de uma longa e trabalhosa apuração, mesmo com alguns LOGs ainda chegando, sairam hoje os QSLs do Conteste do Lançamento do Selo Comemorativo Sesquicentenário do Pe. Landell de Moura.

Devido ao inesperado número de participantes, de pelo menos 03 vazes maior, ultrapassando em muito as expectativas da organização, e outros problemas pessoais com a saúde, deu-se a demora no término dos trabalhos. Assim pedimos as sinceras desculpas aos nossos colegas radioamadores.

Terminada a apuração e confeccionados os QSLs, disponibilizamos aqui, para que os colegas possam desfrutar de mais este cartão na suas coleções.



Os casos especiais, já foram postados via Correios, também nesta data.

Modestamente esperamos ter conseguido realizar mais este evento de forma a satisfatórias, e assim, contribuído com o Radioamadorismo Brasileiro.

Qualquer dúvida ou esclarecimento que se torne necessário, envie um e-mail para py1cml@gmail.com.


A todos,

um Forte 73,


Carlindo – PY1NT


VISITE A PAGINA DO CLUB MILITAR DA LAGOA, CLIK AQUI NO NOSSO LINK
E COPIE O SEU CARTAO QSL...PARABENS A TODOS OS PARTICIPANTES

1 CONCURSO DE RADIOAMADOR - GRUPO DE ESCOTEIRO ELEUTERIO NOVAES - 7 - GO



EM SSB: DIA 16.09.2011 18 HRS PTZ A 18.09.2011 18 HORAS PT2

BANDAS:

20, 40, 80 METROS

HORARIO:

40 METROS: 7.090 Kzr - as 18 horas 6a.feira
as 9 as 10 horas e das 16 as 17 horas sabado

80 METROS: 3.750 Kzr - 20 as 21 horas sabado

20 METROS: 14.290 Krz - 16 as 17 horas de domingo

VEJA O REGULAMENTO NA FEIRINHA DIGITAL

junho 03, 2011

FALECIMENTO - P Y 1 J N - JOÃO NEISS



PY 1 JN - JOÃO NEISS - AO CENTRO DA FOTO



E COM MUITO PESAR QUE INFORMO AO PY 3 PZ - BARBOSA DA CIDADE DE SÃO GABIREL - RGS
QUE O NOSSO QUERIDO E DILETO AMIGO PY 1 JN JOÃO NEISS, ESTA MANIPULANDO AGORA CW NO ANDAR DE CIMA, OBITO OCORRIDO EM 05 DE MARÇO DE 2011, INFORMACAO PASSADA PELA SRA.
BIA DA REVISTA ELETRONICA POPULAR E CONFIRMADA PELO TELEFONE COM A ESPOSA D.LOURDES
PELO NOSSO COLEGA PY1DCO PANZA.